varejo 4.0

Setor de TIC alavanca varejo 4.0

2 minutos de leitura

Aceleradas pela pandemia, as estratégias para o Varejo 4.0 ganham força com soluções de TI e Telecom



Por Redação em 26/12/2022

A pandemia acelerou as vendas em canais digitais e, de certa forma, o conceito de Varejo 4.0. Parte dessa reinvenção é feita com base em recursos trazidos pela indústria de TI e Telecom (TIC). O processo envolve desde ERPs mais direcionados à nova era até soluções de logística que usam as vantagens do Big Data e da Inteligência Artificial (IA) para atender às novas demandas do varejo. E tudo começa no cliente, que agora usa todos os canais de venda disponíveis (omnichannel), desde a pesquisa no site do varejista até a ida à loja física, se for o caso.

A nova face do mercado varejista vai além do omnichannel e avança para um entendimento do perfil geracional. Primeiro: o interesse em tecnologia é multigeracional e envolve desde Millenials e Geração Z até pessoas mais maduras e nascidas após a Segunda Guerra Mundial. Todos estão engajados ativamente com a economia digital e suas plataformas de mídia social preferidas.

Varejo 4.0 dos apps ao multichannel

varejo 4.0

O varejo 4.0 surfa nessa onda ao oferecer ferramentas como apps, dispositivos inteligentes (Internet das Coisas) e plataformas web para facilitar a jornada de compra de seus clientes, mas também para entender como pode usar a mesma jornada para ampliar as ofertas e criar campanhas de marketing direcionadas, oferecendo a cada cliente aquilo que ele está procurando.

“A indústria passou de multichannel para omnichannel e agora está dando um passo à frente na integração total entre ponto de vendas e pontos de contato com os clientes. O objetivo é a criação de uma experiência de compra personalizada e perfeita, reconhecível pelos consumidores”, explica o blog da NF Informática.

Para os especialistas da empresa, a transição para o varejo 4.0 requer que os líderes considerem onde investir recursos escassos, sendo que as decisões devem gerar resultados financeiros tangíveis no curto, médio e longo prazo.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

consumo de energia Estratégia

Nuvem híbrida: consumo de energia entra mais forte no radar 

Pesquisa do Gartner mostra que 50% das empresas vão monitorar esse aspecto até 2026

telecomunicacoes Estratégia

Telcos devem ser mais technos, aponta KPMG

Telecom do futuro envolve priorizar inovação e experiência do cliente

ia em atendimento Estratégia

IA em atendimento vai além de chatbot

Instrumentalizar os profissionais e oferecer serviços consistentes em múltiplos canais são objetivos bem mapeados e com impacto real nos resultados

loyalty techs Estratégia

Mercado de loyalty techs será de US$ 25,8 bi em 2028

Projeção é apontada por estudo da consultoria Research and Markets