A pandemia acelerou as vendas em canais digitais e, de certa forma, o conceito de Varejo 4.0. Parte dessa reinvenção é feita com base em recursos trazidos pela indústria de TI e Telecom (TIC). O processo envolve desde ERPs mais direcionados à nova era até soluções de logística que usam as vantagens do Big Data e da Inteligência Artificial (IA) para atender às novas demandas do varejo. E tudo começa no cliente, que agora usa todos os canais de venda disponíveis (omnichannel), desde a pesquisa no site do varejista até a ida à loja física, se for o caso.
A nova face do mercado varejista vai além do omnichannel e avança para um entendimento do perfil geracional. Primeiro: o interesse em tecnologia é multigeracional e envolve desde Millenials e Geração Z até pessoas mais maduras e nascidas após a Segunda Guerra Mundial. Todos estão engajados ativamente com a economia digital e suas plataformas de mídia social preferidas.
Varejo 4.0 dos apps ao multichannel
O varejo 4.0 surfa nessa onda ao oferecer ferramentas como apps, dispositivos inteligentes (Internet das Coisas) e plataformas web para facilitar a jornada de compra de seus clientes, mas também para entender como pode usar a mesma jornada para ampliar as ofertas e criar campanhas de marketing direcionadas, oferecendo a cada cliente aquilo que ele está procurando.
“A indústria passou de multichannel para omnichannel e agora está dando um passo à frente na integração total entre ponto de vendas e pontos de contato com os clientes. O objetivo é a criação de uma experiência de compra personalizada e perfeita, reconhecível pelos consumidores”, explica o blog da NF Informática.
Para os especialistas da empresa, a transição para o varejo 4.0 requer que os líderes considerem onde investir recursos escassos, sendo que as decisões devem gerar resultados financeiros tangíveis no curto, médio e longo prazo.