Setor financeiro está ficando para trás na transformação digital?

Setor financeiro está ficando para trás na transformação digital?

2 minutos de leitura

Relatório da Capgemini mostrou que confiança dos líderes do setor diminuiu. Negócios e TI devem estar alinhados para garantir o sucesso da jornada.



Por Redação em 05/07/2019

Principais destaques:
– Estudo da Capgemini aponta que confiança dos líderes do setor financeiro na transformação digital caiu;
– Para 37% dos executivos, organizações têm capacidade digitais para serem bem-sucedidas;
– Alinhamento dos líderes de Negócios e de TI é fundamental para a transformação digital.

Empresas de serviços financeiros estão atrasadas na transformação digital. É o que aponta o relatório “Where are banks and insurers on their digital mastery journey?” do Instituto de Pesquisas da Capgemini (disponível em inglês aqui). O estudo compara dados de 2012 com 2018 e mostra que caiu a confiança das companhias em aspectos como capacidade digital (equipe com habilidades cognitivas e sociais para criar projetos de inovação), liderança e visão coletiva.

Segundo a Capgemini, a confiança dos executivos do setor diminuiu de 41% para 37% quando perguntados se as organizações possuíam as capacidades digitais necessárias para serem bem-sucedidas. Dessa parcela, 35% acreditam que possuem essas capacidades com foco na experiência do consumidor (redução de 5 pontos percentuais), enquanto na vertente de operações, essa confiança apresentou uma queda de 13 pontos – de 46% para 33% nos últimos seis anos.

A liderança na jornada de transformação digital também apresentou quedas. Em 2012, 51% dos executivos responderam que as empresas têm esta característica. Agora em 2018, este número passou para 41%. Áreas específicas mostraram redução significativa de confiança: governança (de 45% para 32%), engajamento (54% para 33%) e na relação entre TI e negócios (65% para 35%), de acordo com o relatório da Capgemini.

Como anda a relação entre TI e negócios?

Um artigo do site CIO aborda como o relacionamento entre negócios e TI para a transformação digital da empresa é importante. Algumas companhias não conseguem acompanhar o ritmo e a velocidade das inovações quando são atingidas por elas e os líderes de TI devem estar alinhados com os executivos de negócios para que consigam transformar a tecnologia em valor competitivo.

Criar uma comunicação mais transparente entre esses dois setores, aproximar líderes de TI em reuniões de negócios e implementar uma dinâmica de “tentativa, erros, acertos e aprendizado” ajuda a equilibrar a tomada de decisão entre esses líderes.

Mas quais os desafios para o setor financeiro?

Executivos de bancos contam que a Automação de Processos Robóticos (RPA, sigla em inglês) e Inteligência Artificial são algumas soluções utilizadas nas operações diárias, 41% e 31%, respectivamente. Algumas dessas inovações no setor financeiro você confere na cobertura do Mundo + Tech no CIAB FEBRABAN 2019.

Mas não é somente investir em soluções baseadas em tecnologia que irão garantir a transformação digital de empresas do setor. Em relação aos aspectos culturais, 33% dos bancos acreditam que seus líderes estão adotando comportamentos que se alinham com os projetos de inovação, mostra o relatório da Capgemini.

Quanto se investe em transformação digital?

A resposta: US$ 1 trilhão. O problema? Apenas algumas instituições estão realmente comprometidas com a transformação digital.

É isso que mostra um relatório realizado pela Accenture. O gasto com TI, nos últimos três anos, foi de US$ 1 trilhão, mas apenas 19 dos 161 maiores bancos avaliados têm efetivamente feito algo em relação à transformação digital e investido em uma estratégia digital-first, resultando em um impacto positivo do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE).



Matérias relacionadas

embratel aplicacoes Inovação

Embratel cria aplicações para emissoras combinando serviços de IA da AWS

Visão computacional, indexação de trechos de vídeos, transcrição, tradução e redação automática são componentes de ferramentas para classificação e buscas de conteúdo em vídeos e legendagem de transmissões ao vivo

red hat Inovação

IA ainda está em fase de experimentação, diz especialista

Brasil tem grande potencial de adoção da inteligência artificial na avaliação do executivo da Red Hat, David Farrell

saude Inovação

Dados na saúde salvam vidas de forma silenciosa

Uso e aplicação de tecnologias avançadas está cada vez mais comum na área da saúde e os resultados são surpreendentes

ia bem-estar saude Inovação

IA identifica interesses relacionados ao bem-estar humano

Dados apurados por IA orientam empresas na criação de ofertas personalizadas