chips de ia

Tendência: o mundo precisará de mais chips de IA em 2024

1 minuto de leitura

Materiais são usados ​​no desenvolvimento e disponibilização de modelos de inteligência artificial



Por Redação em 12/02/2024

O mundo está se adaptando rapidamente às novidades tecnológicas e a indústria precisa “dar conta” de atender a demanda. Esse é um desafio para pequenas e grandes empresas que trabalham com a produção de produtos que abastecem o mercado de tecnologia em todo o mundo, entre eles, os chips de IA, que são usados ​​no desenvolvimento e disponibilização de modelos de inteligência artificial. 

Recentemente, a Forbes divulgou uma notícia sobre o aumento da procura por servidores de inteligência artificial (IA), o que corrobora a questão dos chips. Exemplo disso é a empresa taiwanesa Foxconn 2317.TW, a maior fabricante terceirizada de componentes eletrônicos do mundo e maior montadora de aparelhos iPhone da Apple, que declarou esperar uma melhora do mercado para 2024. E sim, essa guinada estaria atribuída a produção de mais chips de IA. 

“Nos saímos muito bem no ano passado, embora tenhamos tido uma baixa contábil grande no primeiro trimestre”, declarou Liu Young-way, presidente da Foxconn. Segundo ele, haverá mais procura por servidores de inteligência artificial do que nos anos anteriores, e isso deve movimentar consideravelmente a economia global.

Novas fábricas de chips de IA

chips de ia
Foto: Foxconn/Divulgação

De acordo com o presidente da Foxconn, a capacidade da empresa destinada à produção de chips para servidores ainda é limitada, mesmo diante da forte demanda. “Quando se trata de acompanhar a demanda, talvez seja necessário criar novas fábricas”, disse.

Segundo especialistas entrevistados pela CNN, esta é uma situação que pode levar pelo menos um ano para se normalizar. Contudo, de acordo com o Olhar Digital, trata-se de uma questão que afeta diretamente as empresas que trabalham na construção de ferramentas e produtos de IA. 

A “crise” de chips de IA pode ser comparada à escassez provocada pela pandemia de Covid-19, quando a demanda global foi afetada pela falta de suprimentos eletrônicos. 



Matérias relacionadas

ia generativa Inovação

IA generativa está entre as tendências de 2024

Na lista de tecnologias que devem se destacar em 2024, a IA generativa se destaca. Porém, para especialistas, ainda há desafios a superar

ia generativa idc Inovação

Gastos com IA generativa chegarão a US$ 143 bilhões em 2027

Avaliação da consultoria IDC mostra crescimento acima das taxas de TI

Odelio Horta Inovação

Futuro da IA é a promoção do bem-estar humano, defende Odélio Horta Filho

Executivo explica a importância da governança de dados, com base nas tecnologias habilitadoras, como a nuvem, para que órgãos públicos extraiam o melhor da IA em prol da sociedade

reInvent Inovação

re:Invent 2023: tudo o que aconteceu no principal evento de cloud do mundo

Com um público participante de mais de 50 mil pessoas, a AWS premiou a Embratel como empresa parceira do ano 2023