tic domicilios 2022

PIX cresce como meio de pagamentos online

2 minutos de leitura

Pesquisa TIC Domicílios revela crescimento nos hábitos de compras e pagamentos digitais no Brasil



Por Redação em 22/05/2023

Cerca de 44 milhões de brasileiros já utilizaram o PIX para pagarem compras online. O dado foi apresentado por Fábio Storino, coordenador da pesquisa TIC Domicílios 2022, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Conforme noticiado pelo Mobile Time, o PIX, apesar de ter sido lançado há pouco tempo pelo Banco Central, ganhou a confiança dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 22 milhões de pessoas da classe C e 5 milhões de pessoas das classes D e E optam pelo meio de pagamento. Essa foi a primeira vez que o estudo considerou o novo meio de pagamento lançado em 2021. 

Todavia, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais utilizado, dominando uma fatia aproximada de 73%. A tradicional opção boleto bancário também mantém o seu espaço entre os meios de pagamentos utilizados por brasileiros, e representam cerca de 43% (9 pontos percentuais a menos nos últimos quatro anos). 

A pesquisa TIC Domicílios divulgou 65 indicadores sobre o comportamento de compras online.  Segundo o coordenador da pesquisa, 51% dos brasileiros realizaram consultas, pagamentos ou outras transações financeiras online. 

Outros comportamentos revelados na pesquisa

Sobre os dados relacionados ao e-commerce, a pesquisa TIC Domicílios 2022 apontou estabilidade no último ano para o número de usuários que realizam compras online. Em dados quantitativos, isto diz respeito a 67 milhões de pessoas. 

A categoria de roupas, calçados e materiais esportivos dominaram o cenário de compras com cerca de 64%. Se comparado com 2018, houve um aumento aproximado de 15%. O setor de eletrodomésticos também apresentou alta. Agora 54% dos consumidores compram online. Produtos alimentícios também entraram na lista das aquisições digitais. Agora, 44% das pessoas compram produtos do gênero alimentício online. 

tic domicilios 2022

A pesquisa também observou a prestação de serviços adquirida digitalmente. De acordo com os resultados apresentados pela TIC Domicílios 2022, a contratação de motoristas, seja de táxi ou aplicativos, subiu de 32% para 40% nos últimos quatro anos. 

Sobre a TIC Domicílios

Na metodologia, a pesquisa visitou 23.292 domicílios brasileiros entre junho e outubro de 2022. Ao todo, 20.688 pessoas foram entrevistadas.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

hiperpersonalizacao fidelidade Estratégia

A hiperpersonalização é o próximo nível no mercado de fidelidade

Para Fernanda Barchese, da Livelo, a hiperpersonalização permitirá o acompanhamento da jornada do cliente e as escolhas das melhores recompensas

instituicoes Estratégia

Inteligência artificial eleva o poder das instituições  

Para Tania Cosentino, da Microsoft, em pouco tempo não viveremos mais sem a inteligência artificial

Estratégia

Especialista defende ‘Cloud First’ diante da digitalização dos negócios

Segundo episódio da terceira temporada da websérie da Embratel, com Silvio Meira, debate o papel da migração das empresas para a nuvem

omnichannel Estratégia

Omnichannel: qual o próximo passo?

Para Amanda Andreone, a oferta ao cliente baseada em insights e dados é o grande caminho