tecnologias de pagamento

Latino-americanos são “exploradores” de tecnologias de pagamento, mostra pesquisa

2 minutos de leitura

Fintech Rapyd avalia o comportamento dos consumidores em relação aos meios e tecnologias de pagamento na América Latina



Por Redação em 23/02/2023

De acordo com uma pesquisa da fintech israelense Rapyd, 60% dos latino-americanos se consideram “exploradores” de tecnologias de pagamento. No Brasil, 74% têm o hábito de usar aplicativos bancários, o que corresponde ao segundo lugar na América Latina, ficando atrás do Chile, com 79%. 

As eWallets também aparecem em posição de destaque na Argentina e no Brasil, com 73%. Os dois países são seguidos por Chile, 67%, Peru, 62%, México, 54%, e Colômbia, com 48%.

A segurança de dados é considerada prioridade para o consumidor digital: 76% dos entrevistados ponderam esse quesito ao escolher um provedor de pagamento. 

“O que vemos no Brasil, hoje, é um cenário com oportunidades interessantes de inovação em tecnologia financeira. Os brasileiros têm uma postura mobile-first, comprando diferentes tipos de produtos online (roupas, calçados, acessórios e cosméticos lideram). Também há uma diversidade de opções de pagamento disponíveis. Empresas que buscam ampliar seus negócios no país devem viabilizar os métodos de pagamento preferidos, garantir a segurança dos dados pessoais e a velocidade das transações”, considera Marc Winitz, diretor de marketing da Rapyd.

Além das tecnologias de pagamento

A pesquisa da Rapyd também analisou as preferências dos consumidores de sete países da América Latina (Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Chile) quando o assunto é realizar e receber pagamentos. 

O Brasil lidera o ranking no uso do cartão de crédito, com 82% dos entrevistados que recorreram ao método. Outro destaque é o Pix, que aparece como modalidade de pagamento preferida. O estudo é um resultado dos hábitos financeiros de homens e mulheres entre 20 e 65 anos, realizado em agosto de 2022.

tecnologias de pagamento

O levantamento indica ainda que o cartão de débito bancário é o produto financeiro com maior inserção na América Latina, sendo:

  • 70% dos entrevistados confirmaram ter um cartão de débito;
  • 67% dos brasileiros têm preferência por este meio de pagamento;
  • Os chilenos são os maiores usuários, com 86%.

Sobre acesso às instituições bancárias, o Brasil aparece com 69% das pessoas com conta corrente ou poupança. Os países com maior índice de acesso a bancos são a Argentina e a Colômbia, com 70%. O México aparece em último lugar dentre os sete países apontados na pesquisa, com apenas 47% dos entrevistados confirmando terem uma conta de poupança.

Já sobre investimento em cripto, o destaque vai para a Argentina: os usuários argentinos são os que mais confiam nessa moeda, sendo que 41% afirmam que investem em criptoativos via aplicativo, refletindo a situação econômica do país. No Brasil, esse número é de 26%.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.