logistica 4.0

Veículos autônomos, Big Data e IA estão no cerne da logística 4.0, segundo DHL

2 minutos de leitura

DHL Trend Radar 2022 identifica tendências tecnológicas para o setor de logística, inclusive Big Data e IA



Por Redação em 22/12/2022

Apontada como uma das grandes empresas de logística do mundo, a DHL tem destacado as tecnologias que devem ser acompanhadas com atenção pelo setor. A mais recente edição do seu Trend Radar, de 2022 indica que temas como automação e Internet das Coisas (IoT) continuam em voga, mas há outros pontos que ganham relevância, entre eles os carros autônomos, o Big Data e a Inteligência Artificial (AI).

A DHL divulga seu relatório de tendências a cada dois anos e o mais recente aponta ainda que a descarbonização, a circularidade (reciclagem e reutilização de materiais) e as soluções de energia alternativa estão no topo da lista, à medida que as empresas continuam a reorientar-se para emissões líquidas zero. O relatório observa que dos US$ 755 bilhões investidos na transição energética em 2021, 36% foram investidos em transporte elétrico.

Enquanto isso, os desenvolvimentos em automação se concentraram principalmente em robôs internos, móveis e estacionários, ajudando a melhorar a eficiência do processamento em armazéns e hubs. Mas a atenção aos veículos autônomos externos também está crescendo.

Big data e IA na logística 4.0

logistica 4.0

As empresas de logística também têm recorrido ao Big Data e à IA para ganharem agilidade e se tornarem mais responsivas para o preenchimento de lacunas na cadeia de suprimentos, continuando a tendência anterior de maior transparência e interconectividade, por meio do IoT.

Os marketplaces digitais e a logística omnichannel (integração de compras físicas e online) continuam sendo tendências de “alto impacto”, assim como blockchains e edge computing, o que implica processar dados mais próximos de sua origem no mundo real (“descentralizando-os”) para reduzir o esforço de transferir grandes quantidades de dados na rede global.

“Os eventos dos últimos dois anos nos mostraram a importância de ter cadeias de suprimentos e logística robustas. Portanto, estamos vendo as empresas transformarem a logística de uma operação silenciosa e de back-end em um ativo estratégico e gerador de valor”, diz Katja Busch, diretora comercial da DHL e chefe de soluções e inovação para clientes da DHL.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.