Você pensa em como o seu cliente usa o seu serviço?

2 minutos de leitura

Entenda por que a experiência do usuário é o “ouro” do atendimento



Por Redação em 19/07/2018

O conceito de experiência do usuário, proveniente da sigla em inglês UX (User Experience), passou a ser amplamente difundido em função da popularização dos aplicativos para smartphones e outros devices. Agora, ele está ultrapassando os projetos de design e ganhando espaço nas áreas de soluções de tecnologia e serviços de TI – mas não é qualquer lugar, é o principal.

O foco do desenvolvimento de novas ferramentas e meios de interação está em torná-los eficientes diante das necessidades dos clientes. Na prática, isso significa investir mais em pesquisas e projetar o modo como as pessoas vão se relacionar com o sistema, pois oferecer interfaces coloridas e funcionalidades pouco relevantes já não parece ser uma opção capaz de trazer resultados. Ou seja, não basta querer impressionar. É preciso corresponder.

Para isso, o apoio de testes A/B é fundamental, bem como o acompanhamento de perto por parte dos profissionais de atendimento e gestão de contas. A geração de dados com base no comportamento dos usuários também serve de fonte para atualizações constantes das soluções já ativas e dá subsídios ao desenvolvimento de outras – mas é preciso que as empresas estejam atentas às regras para coleta, armazenagem e uso de dados pessoais, acompanhando a principal discussão no âmbito da segurança digital.

As equipes de vendas entendem bem que priorizar a experiência do usuário é a evolução do famoso ditado “o cliente sempre está certo”. A diferença é que as plataformas digitais permitiram mensurar a assertividade dos clientes. Por meio do acompanhamento dos dados gerados pelo uso dos serviços, o atendimento pode perceber com clareza e objetividade o que é fundamental e o que é supérfluo, personalizando soluções.

O resultado de um trabalho de UX bem-feito é a eficiência do negócio tanto para o cliente quanto para o fornecedor, seja em termos financeiros ou estruturais. Uma solução que prioriza a experiência do usuário reduz o número de ocorrências de suporte e poupa recursos de ambas as partes. Por isso, para vender mais com menos, a presença de UX é um imperativo em qualquer segmento.



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede