rede disponivel

5G já está disponível em 267 municípios brasileiros

2 minutos de leitura

Todas as capitais e algumas das principais cidades estão nesse volume, e a Anatel planeja fechar 2023 cobrindo mais da metade dos municípios brasileiros



Por Redação em 27/11/2023

A rede 5G começou a ser ativada no Brasil em julho de 2022 e, em outubro deste ano, já estava disponível em 267 municípios brasileiros, incluindo as capitais de todos os estados e do Distrito Federal. Essas cidades concentram mais de 30% da população brasileira. Para 2024, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), deve liberar a faixa 3,5 GHz – usada para o 5G – em todos os demais municípios do país, permitindo às operadoras de telecomunicações a ampliação da tecnologia.

De acordo com Vinícius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o conselho deliberou sobre mais 432 cidades, totalizando 2.456 com a faixa 3,5 GHz disponível para a implementação da rede de quinta geração móvel. Atualmente, o Brasil soma 267 cidades com rede 5G. “Estamos com o planejamento antecipado, com relação ao edital do 5G em mais de um ano e meio”, apontou Caram.

Avanço da ERBs

Segundo o executivo da Anatel, atualmente há mais de 15,6 mil estações radiobase 5G instaladas no país. A maioria, cerca de 13 mil, está em cidades com nível populacional acima de 500 mil habitantes. Já os municípios que têm entre 200 e 500 mil habitantes, representam cerca de 2 mil ERBs. Nas áreas em que o 5G está em operação, a velocidade média está acima dos 300 Mbps.

rede disponivel

De acordo com Caram, sua superintendência tem conhecimento dos gaps de infraestrutura e conectividade, além das cidades que ainda contam com sinais 3G e 4G deficientes. “O projeto da superintendência, o Fust, e a redução de ICMS, permitem tapar esses gaps. Temos também conectividade por satélite e estudos de TV 3.0, e tantos outros”, justificou.

TV satelital tem rede disponível

Outra informação divulgada pela Anatel diz respeito a TV Satelital. O Gaispi já distribuiu mais de 1,2 milhão de kits de recepção de TV via satélite em banda Ku. A previsão da instituição é de atingir a marca de 5,5 milhões de kits distribuídos até o final da implantação e instalação da rede 5G no Brasil.



Matérias relacionadas

conectividade e inclusão digital Conectividade

Conectividade e inclusão digital estão no caminho das cidades inteligentes

Em 2023, 84% dos brasileiros tiveram acesso à internet, mas 29 milhões de pessoas ainda não têm conectividade

digitalização de serviços Conectividade

Digitalização de serviços em SP tem aporte do BID e chega a US$ 205,2 milhões

Projeto SP Mais Digital tem a meta de aprimorar acesso a serviços públicos digitais

megaedu Conectividade

MegaEdu apoia governo na conectividade de escolas públicas

Acordo de cooperação da Megaedu e Governo Federal foi assinado em agosto e já rende frutos

Escolas Conectadas Conectividade

O que é e como funciona o programa Escolas Conectadas, do Governo Federal

Garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país, é um dos propósitos do Governo Federal