satelite da embratel Star One C3 (Foto: Embratel/Divulgação)

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

< 1 minuto de leitura

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3



Por Redação em 24/06/2024

A Força Aérea Brasileira (FAB) contratou os serviços de comunicação satelital da Embratel para integrar e dar suporte aos seus centros e estações. O Comando da Força Aérea vai utilizar o novo canal de comunicação para gerenciamento de tráfego, defesa aérea, meteorologia, telecomunicações e busca e salvamento. Além da disponibilização da Banda C, do satélite Star One C3, a Embratel fará a manutenção e o gerenciamento da rede, por meio de uma equipe dedicada de engenheiros e técnicos brasileiros especializados, a partir de seu centro de operações de satélites em Guaratiba (RJ).

Os serviços de integração e suporte vão ser concentrados nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, conhecidos como Cindactas, de quatro capitais: Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM). Também irão suportar os centros adicionais que se comunicam com cerca de uma centena de estações terrestres da Aeronáutica.

De acordo com o Capitão da FAB, Ronan Souza Freitas, a alta disponibilidade dos circuitos de comunicação é importante para o controle do tráfego aéreo. Ele ressalta que o satélite da Embratel e seu suporte diferenciado atendem às necessidades do Comando Aéreo, em função da cobertura em todo o território nacional e do serviço disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana (24×7).

Gustavo Silbert, diretor Executivo da Embratel, destaca que a Banda C, disponível no atendimento da FAB, é ideal por ser a mais indicada para atividades críticas e essenciais que exigem uso ininterrupto do sinal. Ele lembra que ela permanece estável, mesmo em condições climáticas adversas, como tempestades. Outra característica importante da Banda C é a sua alta eficiência espectral, o que faz com que ela suporte a transmissão de grandes volumes de dados.



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede

jornada digital Conectividade

Conectividade continua crucial para jornada digital dos bancos

Especialistas do mercado financeiro mostram como a hiperconectividade habilita mercados e negócios