Imagem conceito representando a computação em nuvem no mundo corporativo

A jornada do CIO para a nuvem

2 minutos de leitura

Setor financeiro é alvo do cibercrime, mas avanços nas ferramentas de controle barram ameaças sem prejuízo para os clientes. Qual foi a última vez que você foi a um banco? Se faz tempo, você está com ...



Por Redação em 04/05/2018

Na hora de adotar tecnologias em nuvem, todo Chief Information Officer (ou Superintendente de Tecnologia da Informação) encara alguns desafios. Saiba quais são os principais e como lidar com eles:

1 – Captação de equipe

Questão: antes de decidir pela migração, é preciso avaliar se a nuvem é a melhor opção. Por mais preparados que sejam os profissionais de TI, conhecer e gerenciar ambientes na nuvem demanda treinamento específico. A empresa precisa preparar sua equipe para que ela não só compreenda a nova gestão como se atualize em todas as opções oferecidas no ambiente e tire proveito das tecnologias.

Solução: a utilização de sistemas de gerenciamento, como Cloud Management
System (CMS), facilita a curva de aprendizado da nuvem. Além disso, é importante avaliar se as diferentes plataformas podem ser orquestradas por ferramentas independentes.

2 – Tipos de Nuvem:

Questão: São três opções – cloud pública, privada ou híbrida. Apesar das diversas possibilidades, muitas empresas adotam nuvem pública como uma extensão dos ambientes privados, as chamadas arquiteturas híbridas. Elas combinam o melhor dos dois mundos e são uma tendência cada vez mais presente.

Solução: É importante avaliar bem os fornecedores cuja solução deve permitir integração entre ambientes público e privado. Aspectos como latência na conectividade entre os ambientes devem ser avaliados para evitar qualquer degradação no uso das aplicações.

3 – Migração:

Questão: existe uma grande variedade de aplicações que a área de TI suporta. É preciso decidir quais delas podem ser migradas do ambiente tradicional para a nuvem. Algumas aplicações podem nascer em nuvem, mas a grande maioria necessita de adaptações e um processo de migração.

Solução: é importante contar com serviços de consultoria que podem analisar as aplicações mais beneficiadas pela migração e estabelecer a melhor estratégia para realizar a mudança.

4 – Gestão de ambiente:

Questão: Gerenciar múltiplos ambientes não é uma tarefa fácil para a área de operações de TI. É ainda pior quando cada provedor possui tecnologia proprietária ou baixa compatibilidade de integrações.

Solução: Provedores que possibilitem a gestão integrada de múltiplos ambientes são uma boa saída. Usar plataformas abertas, com capacidade de integração, também facilita a gestão dos ambientes.

5 – Governança do ambiente:

Questão: Os gastos nem sempre ficam claros na contratação do serviço. A nuvem pública, por exemplo, oferece agilidade para criar novas soluções, mas seu uso descontrolado pode provocar um aumento exponencial nos custos, geralmente por conta de recursos criados sem necessidade.

Solução: A empresa que faz a instalação e manutenção da nuvem deve oferecer um sistema de visualização e controle do uso de todos os seus recursos – e os gastos implicados.

6 – Mudança de Cultura:

Questão: A transformação digital é uma jornada e seu principal desafio é mudar a mentalidade das pessoas envolvidas no planejamento e administração do ambiente de TI.

Solução: contar com o apoio de quem tem experiência no assunto é fundamental. Não só de tecnologias e produtos é feita essa mudança, mas de pessoas capacitadas e qualificadas para tal. Busque sempre apoio de quem conhece do assunto.

Veiculado em: Exame - 26/04/2018


Matérias relacionadas

Conectividade

WEG dá início à indústria 4.0 em sua fábrica em Jaraguá do Sul

Iniciativa, instalada na fábrica de Jaraguá do Sul (SC), é viabilizada por tecnologias fornecidas pela Claro, Embratel e Ericson

Conectividade

Londres lança política de inclusão digital para conectar um quarto da população

Quase 2 milhões de londrinos têm acesso limitado à Internet, enquanto 3% não tem nenhum acesso. Programa social visa atacar esse déficit.

Conectividade

Internet avança nas áreas rurais do Brasil

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, o uso de internet no país aumentou durante a pandemia, em todas as regiões, embora a conectividade no campo ainda seja menor

Conectividade

Assinaturas 5G podem chegar a 4,4 bilhões até 2027, segundo Ericsson

Número de assinaturas 5G já chegou a 1 bilhão no mundo e a percepção é que a nova tecnologia está avançando mais rápido que as antecessoras