agenda digital

União Europeia e Brasil podem ter agendas digitais similares

< 1 minuto de leitura

Para embaixador da entidade no Brasil, parceria é estratégica, mas não deve impor modelos



Por Redação em 26/05/2023

Apesar de considerar uma parceria estratégica com o Brasil, o embaixador da União Europeia em Brasília, Ignacio Ybanez, não espera impor modelos europeus à agenda digital local. A avaliação foi feita em entrevista do diplomata à Teletime. De acordo com Ybanez, as agendas são bastante alinhadas com as perspectivas de investimentos de empresas europeias no Brasil. Outro ponto em comum é a preocupação com cibersegurança.

Ignacio Ybanez (Foto: Reprodução/ Teletime)

Ele lista desde interesses comuns com grandes fabricantes como Ericsson e Nokia, assim como operadoras daquela região e mesmo projetos de observação da Terra, como o programa Galileu, para o qual existem oportunidades de cooperação.

Parceria desde 2007

A parceria na área digital existe desde 2007 e, na América Latina, somente o México tem status estratégico similar ao do Brasil. A agenda faz parte de uma tríade de interesses comuns entre europeus e brasileiros, que inclui ainda as políticas de transformação digital e o chamado Green Deal, ou acordo sobre sustentabilidade. O escopo da agenda digital inclui cooperação política e regulatória, conectividade digital; negócios e inovação; e observação da Terra.

“O Brasil é um grande mercado no âmbito digital, mas também uma grande democracia, e os grandes desafios que estamos enfrentando na União Europeia também são desafios no Brasil. Por isso queremos essa cooperação”, disse o embaixador à publicação. Ele adiantou, ainda, que aposta em iniciativas como o Digital Act europeu como exemplo para ações similares no país, mas sem impor modelos.

Ybanez também estima em 263 bilhões de euros o valor de estoque de investimentos possíveis, com o Brasil sendo um dos possíveis beneficiários. Já a Agenda Digital, iniciada para aproximação da União Europeia com a América Latina, soma investimentos de 50 milhões de euros.



Matérias relacionadas

agro febraban tech Inovação

Agro terá trilha exclusiva no Febraban Tech 2024

Evento que acontece em São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes do setor financeiro

ia identifica tumores Inovação

IA identifica tumores cerebrais com 95% de precisão

Estudo australiano revela a eficácia da inteligência artificial na identificação de tumores

ia responsavel febraban tech Inovação

IA Responsável é tema central da Febraban Tech 

Nesta edição, a IA Responsável se tornou trilha temática do evento, que acontece entre 25 e 27 de junho em São Paulo

ia no trabalho Inovação

Profissionais usam IA no trabalho, mas de forma discreta

Microsoft e LinkedIn realizaram de forma conjunta o estudo que revela que colaboradores usam inteligência artificial, mas com receio de parecerem substituíveis