Mulheres na Tecnologia

awsome women community Foto: Reprodução/ Site do evento

AWSome Women Community celebra participação feminina em tecnologia

3 minutos de leitura

Evento capitaneado pela AWS promove a diversidade e inclusão em tech



Por Redação em 07/03/2024

A Amazon Web Services (AWS) promove um encontro para celebrar e capacitar mulheres envolvidas no mercado de tecnologia. Trata-se do AWSOme Women Community, que será realizado no dia 9 de março em Belo Horizonte (MG). O encontro é uma iniciativa mundial, que acontece paralelamente em outros países, e está sendo realizado pela primeira vez no Brasil.

O nome do evento traduz a ideia de ampliar a diversidade e inclusão feminina no universo de tecnologia – AWSome – ou awsome – significa incrível, em inglês. No caso do encontro, o adjetivo encontra eco nas trilhas Iniciante, Intermediária e Avançada, alternativas que podem ser seguidas pelas participantes.

awsome women community
Claudia Charro (Foto: Reprodução/ Site do evento)

Como o próprio nome diz, a trilha Iniciante funciona como um guia para as profissionais que estão em estágio inicial no mercado de tecnologia. É para elas – e demais participantes – que Claudia Charro, estrategista chefe da Microsoft, falará na palestra de abertura.

A desmistificação também faz parte desse roteiro. É o caso de temas como a computação em nuvem, cujos conceitos serão apresentados por Ana Cunha, desenvolvedora sênior na AWS. Outro exemplo é a ciência de dados na vida real, tema de Pollyanna Gonçalves, gerente de dados na Hotmart.

As profissionais interessadas em DevOps, por outro lado, podem montar uma trilha interessante a partir de duas apresentações: a conversa introdutória sobre o tema começa com Leticia Massae, engenheira da área na AWS, e continua com Roze Anne Cardoso, também engenheira, que acrescenta o conceito de Deplo à discussão e aponta caminhos futuros.

As trilhas Intermediária e Avançada adicionam complexidade e abrem o leque de assuntos, como a relação entre inteligência artificial (IA) e aprendizado a máquina (ML), foco das arquitetas de soluções Ariane Vieira e Laura Zitelli, ambas da AWS.

A incorporação de cibersegurança no desenvolvimento de aplicações mostra a importância dessa etapa e será apresentada por Marília Rocha, especialista da Serasa. Já as interessadas no framework Full Stack terão cerca de 40 minutos (tempo médio das palestras) para se atualizar com Tatiana Barros, gerente na Meteor Software.

Carreiras no AWSome Women Community

Além das três trilhas citadas, o AWSome Women Community traz ainda a Trilha Carreiras, com a ideia de compartilhar a experiências de profissionais que atuam em vertentes diferenciadas de tecnologia. As palestras têm a meta tanto de orientar quem as iniciantes na área, como ajudar quem está em transição de carreira.

Leia também:

Mulheres na tecnologia: sensos de comunidade e pertencimento ampliam oportunidades

As áreas-chave, nessa trilha, incluem temas que vão desde Cloud/DevOps/SER e desenvolvimento de software backend até o funcionamento das diretorias de tecnologia e da liderança técnica. Assuntos como gestão de projetos e de pessoas também serão atacados, assim como questões técnicas, caso da avaliação de qualidade e da observabilidade.

É o caso da palestra de Fernanda Guglielmo, agilista na Claro/Embratel. A especialista tem a missão de mostrar que Agilidade não é modinha, mas diferencial na carreira das profissionais. Para quem quer focar em cloud computing, a dupla Beatriz Oliveira, consultora de TI da Telefônica, e Elizabeth Souza, analista de infraestrutura de TI, vai detalhar por onde começar os estudos e estruturar uma carreira na área.

Leia também:

“O objetivo é devolver à sociedade, especialmente às mulheres, o que recebi”

Tema importante em tecnologia, a nuvem volta ao palco com Marília Brito, instrutora técnica da AWS. Cibersegurança também, com Samantha Nunes, coordenadora de pós-graduação na PUC Minas.

awsome women community
Yara Mascarenhas (Foto: Reprodução/ Site do evento)

O evento será encerrado por Yara Mascarenhas, CEO da TDC, mas tem ainda um painel sobre RH e carreira, que antecede o fechamento do encontro.

A mesa redonda conta com a participação de Ana Cecília, recrutadora sênior em tecnologia, Camila Pires, especialista em RH, Gabriella Meira, focada em contratação de talentos, e Natália Balancin, líder na área de desenvolvimento e treinamento.

Todas as indicações do AWSome Women Community podem ser encontradas, aqui, no site do evento.



Matérias relacionadas

ia habilidades Inovação

IA está entre as prioridades de quem busca novas habilidades

52% das empresas facilitam aos colaboradores a formação para o desenvolvimento de novas habilidades relacionadas à IA

algoritmo de ia Inovação

IA também contribui para a gestão de internações hospitalares

Gestores hospitalares apostam em IA para antecipar tendências e evoluções de pacientes, melhorando a eficiência e os cuidados

futurista ray kurzweil Inovação

“Nostradamus da IA”, Ray Kurzweil fala em mudança de paradigma

Para o futurista, a IA está se aproximando rapidamente de um ponto em que poderá superar a inteligência humana

ia-generativa Inovação

IA Generativa: o novo momento da inteligência artificial

Segundo o Gartner, em um estudo lançado recentemente, cerca de 55% das empresas já apostam em IA generativa