banking as a service

Banking as a service: entenda como serviços financeiros agregam valor ao negócio

2 minutos de leitura

A oferta de serviços financeiros é uma oportunidade de alavancar o negócio e potencializar os resultados, destaca estudo da McKinsey



Por Redação em 21/01/2022

Apesar de a oferta de produtos financeiros por empresas de outros segmentos ser uma realidade há mais de duas décadas, um artigo recente da McKinsey aponta que o movimento (conhecido como ‘banking as a service’) vem se acelerando nos últimos meses. Segundo a análise da consultoria, esse mercado representa uma importante oportunidade para empresas dos mais diversos setores gerarem valor para os seus clientes, o que se reflete em melhores resultados. 

“Novas ou tradicionais, dos mais variados setores e tamanhos, todas [empresas do segmento não-financeiro] querem explorar a imensa variedade de serviços possibilitados pelas novas tecnologias para engajar, fidelizar e aumentar a recorrência de seus clientes”, destaca o artigo. A McKinsey estima o mercado de produtos financeiros ofertados por empresas de outras áreas em algo entre R$ 11 bilhões e R$16 bilhões.

Como fomentar o banking as a service?

Independentemente da área de atuação, a consultoria elenca alguns critérios para viabilizar a oferta de produtos financeiros, confira!

  • Integre o serviço financeiro com o negócio
  • Crie uma oferta que seja tangível pelo cliente, por meio de parcerias que ofereçam benefícios (tais como prazo estendido de pagamento, descontos, participação em promoções, entre outros)
  • Conte com recursos para oferta de crédito
  • Garanta que a jornada do cliente seja fluida, independentemente da plataforma
  • Estabeleça estratégias para rentabilizar o serviço, tais como a venda de garantia estendida ou serviços de assistência, por exemplo.

De acordo com a McKinsey, os serviços financeiros em segmentos mais maduros, como varejistas, chegam a representar até 45% do EBITDA da empresa, em média. 

Vale ressaltar que as organizações que estão colhendo bons frutos com o banking as a service costumam ser marcas com relevância e reconhecimento, ter capilaridade relevante e com acesso a uma grande base de consumidores, parceiros e distribuidores, além de reunirem uma grande variedade de dados sobre gastos, recorrência e preferências dos clientes. No entanto, o diferencial mais importante destas empresas é a aposta em inovação.



Matérias relacionadas

ia energia Inovação

IA pode reduzir custos de comercialização de energia

Redução para cliente final pode chegar a 50%

embratel aplicacoes Inovação

Embratel cria aplicações para emissoras combinando serviços de IA da AWS

Visão computacional, indexação de trechos de vídeos, transcrição, tradução e redação automática são componentes de ferramentas para classificação e buscas de conteúdo em vídeos e legendagem de transmissões ao vivo

red hat Inovação

IA ainda está em fase de experimentação, diz especialista

Brasil tem grande potencial de adoção da inteligência artificial na avaliação do executivo da Red Hat, David Farrell

saude Inovação

Dados na saúde salvam vidas de forma silenciosa

Uso e aplicação de tecnologias avançadas está cada vez mais comum na área da saúde e os resultados são surpreendentes