capacitação comunitária

Tecnologia apoia desenvolvimento de capacitação comunitária

2 minutos de leitura

Capacitação proporciona inclusão social com o uso de ferramentas tecnológicas



Por Redação em 20/10/2023

As regiões mais pobres foram as que mais sofreram com a pandemia de Covid-19. Isso não ficou somente no campo da saúde, mas atingiu também a economia e a produção agrícola de diversos países, elevando a pobreza global. Como promover capacitação comunitária utilizando novas tecnologias para resgatar comunidades?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 80% dos pobres do mundo vivem em zonas rurais e dependem do trabalho agrícola para a autossuficiência e a geração de renda; 95% destes encontram-se na Ásia Oriental, no Sul da Ásia e na África. 

Com a necessidade de maximizar seu tempo de trabalho, e com empregos mal remunerados, essa faixa da população encontra dificuldades para manter um estilo de vida saudável. Outra característica forte desse grupo é que não conhecem hábitos saudáveis ou formas de prevenir doenças, o que os expõem frequentemente. 

Para Niihara Tetsuya, Diretor da Frost & Sullivan, as pessoas devem poder contar com sistemas eficientes de saúde. “Um sistema que informe e incentive os cidadãos a permanecerem saudáveis ​​e a prevenirem doenças, e que seja capaz de detectar problemas de saúde numa fase precoce, pode quebrar o ciclo da pobreza e abordar as preocupações de saúde pública”, observou o diretor que acredita, também, na capacitação comunitária com o uso de tecnologias. 

Capacitação comunitária

De acordo com Tetsuya, a capacitação comunitária é uma das formas viáveis para fortalecer e desenvolver comunidades. “Os esforços de capacitação em âmbito individual e comunitário capacitam as pessoas com as competências, conhecimentos e ferramentas de que necessitam para se libertarem eficazmente da armadilha da pobreza, melhorarem as suas circunstâncias e mudarem o seu comportamento em prol de diferenças tangíveis na sua qualidade de vida. Eles abordam, eficazmente, as questões sistémicas que rodeiam a pobreza na sua raiz.”

Nesse sentido, a NEC Corporation, empresa do ramo de integração de tecnologias de TI e de rede, acredita que tecnologias digitais são capazes de transformar  e desenvolver as comunidades, especialmente as mais carentes, para atingirem seus potenciais. 

No treinamento, a NEC oferece a capacitação comunitária, melhorando a qualidade de vida do indivíduo. Entre os temas essenciais estão: nutrição, saúde, bem-estar, educação e a importância da aprendizagem ao longo da vida. Acredita-se que as pessoas possam tomar decisões mais acertadas quando informadas sobre mudanças e que isso pode lhes trazer benefícios a longo prazo.

Faz parte do escopo da NEC colaborar com organizações internacionais para desenvolver soluções que priorizem as necessidades dos indivíduos e das comunidades, e isso inclui uma ajuda aos agricultores, no sentido de reforçar sua posição com grupos externos, garantindo equidade e justiça social para todos.



Matérias relacionadas

hackers de yale Inovação

Hackers de Yale estão cada vez mais interessados em medicina preventiva

Além da Yale, outras 19 instituições de ensino estavam representadas para estudar o tema

robo pianista Inovação

Robô pianista é criado por estudantes brasileiros

O PianoBot foi desenvolvido por quatro alunos de Engenharia Mecatrônica do Insper

chips de ia Inovação

Tendência: o mundo precisará de mais chips de IA em 2024

Materiais são usados ​​no desenvolvimento e disponibilização de modelos de inteligência artificial

porto maravalley Inovação

Rio de Janeiro cria hub tecnológico Porto Maravalley

Presença de startups e curso superior do IMPA, dentre outras inovações, trarão novas oportunidades à zona portuária do Rio de Janeiro