conectividade rural

Internet de qualidade tem amplo espaço nas zonas rurais da AL, mostra estudo

2 minutos de leitura

Mais de 70 milhões de pessoas não têm boa conectividade; no Brasil, são 13 milhões



Por Redação em 23/05/2023

Diferente das cidades, onde boa parte é atendida por internet banda larga de qualidade, as regiões rurais da América Latina (latam) e Caribe ainda reservam amplo espaço para melhoria da conectividade. No total, 72 milhões de pessoas não têm acesso à internet de boa qualidade, sendo que 13 milhões estão no Brasil. Os dados são do estudo “Conectividade Rural na América Latina e no Caribe: Estado da situação, desafios e ações para a digitalização e o desenvolvimento sustentável”, realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Banco Mundial, Bayer, Banco de Desenvolvimento da América Latin (CAF), Microsoft e Syngenta.

Para chegar aos resultados, o estudo ouviu pessoas de 26 países da região, entre os anos de 2020 a 2022. 

Conectividade rural

Outra comparação foi de disparidade na conectividade de áreas urbanas e rurais. De acordo com o levantamento, cerca de 79% da população urbana conta com serviços de qualidade, enquanto o índice rural cai para 43,4%. “O cenário requer ações decididas e soluções inovadoras”, pontuou Manuel Otero, diretor-geral do IICA.

No Brasil, o cenário é um pouco melhor do que no restante da região. Aqui, especificamente, o índice de conectividade urbana é 0.821, enquanto o índice de conectividade rural é 0.542. Na América Latina e Caribe, o índice de conectividade urbana médio é 0.794, enquanto o Rural é 0.434.

O levantamento apresenta a dificuldade por parte dos países latino-americanos no que tange a cobertura em áreas rurais e a incidência de problemas na implementação de novas instalações devido à infraestrutura elétrica e de rodovias. Os custos elevados e a falta de estímulos também são apontados como fatores geradores de problemas na implementação de novas redes.

Políticas públicas

O estudo “Conectividade Rural na América Latina e no Caribe: Estado da situação, desafios e ações para a digitalização e o desenvolvimento sustentável”, apresenta um conjunto de recomendações para a criação e adaptação de políticas públicas, com a finalidade de acelerar a expansão da conectividade em áreas rurais. A garantia de conexões de qualidade para fins educativos também faz parte da lista de requisitos para viabilizar o aumento da conectividade rural. 



Matérias relacionadas

api Conectividade

Open Gateway: operadoras vão implementar a API de verificação de número telefônico

Durante o MobiXD, realizado em São Paulo em maio, as operadoras Claro, TIM e Vivo explicaram que a verificação começará pelos aplicativos móveis

conectividade rural Conectividade

Projeto de lei propõe política nacional de conectividade rural

PL 1069/2024 prevê o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust) na implementação das ações

conectividade aeroportuaria Conectividade

Agências federais se alinham para a conectividade aeroportuária

Especialistas da ANTT e Anatel se reúnem para definir pauta comum da conexão em portos e aeroportos

5g ia logistica Conectividade

5G e IA estão levando a logística ao próximo nível

Daniel Feche, da Embratel, explica como a nova conectividade suporta as aplicações de inteligência artificial para que a cadeia de suprimentos trabalhe com informações precisas e em tempo real