Curitiba cidade mais inteligente do mundo

Curitiba recebe reconhecimento como cidade mais inteligente do mundo

3 minutos de leitura

World Smart City Awards, promovido pela Fira Barcelona, reconheceu Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo em 2023



Por Redação em 29/11/2023

Curitiba, capital do Paraná, conquistou o World Smart City Awards 2023, considerado o “Oscar das cidades inteligentes”. O prêmio, promovido pela Fira Barcelona, é a principal competição internacional de smart cities. Curitiba superou cidades como Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).

A disputa buscou reconhecer ideias, projetos e estratégias inovadoras que melhoram as cidades por meio de soluções e o uso de tecnologia.

Com projetos liderados pela prefeitura e suas secretarias, a cidade paranaense enfrentou desafios urbanos tendo como premissa uma abordagem sustentável para o planejamento urbano inteligente. 

Focada no crescimento socioeconômico e na sustentabilidade ambiental, Curitiba colocou em prática projetos como o da Pirâmide Solar, que transformou um antigo aterro sanitário em um gerador de energia limpa, utilizando 8,6 mil painéis solares. Outros projetos como o Fazendas Urbanas e os avanços consideráveis na eletromobilidade garantiram o prêmio a Curitiba. A cidade ainda se destaca com projetos de segurança alimentar para a população, saúde 4.0 e conectividade.

Para o prefeito, Rafael Greca, o que há de mais inteligente em Curitiba é o seu povo. Durante a cerimônia de entrega do prêmio, ele contou que a prefeitura trabalhou nos últimos sete anos para reforçar seu DNA de inovação. “A Prefeitura de Curitiba tem implantado soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, declarou. 

Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo, tem o Vale do Pinhão

Foto: Arquivo/PMC

A prefeitura de Curitiba desenvolveu o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital que atua em prol do desenvolvimento socioeconômico de empresas e das pessoas. O Vale do Pinhão promove iniciativas como o Tecnoparque, que viabiliza o desenvolvimento de empresas da área de tecnologia por meio de incentivos fiscais municipais. Além disso, oferece  consultorias e promove a abertura de empresas em cerca de duas horas.

O Vale do Pinhão ainda desenvolve parcerias público-privadas para modernização dos serviços públicos que beneficiam residentes e turistas. Um exemplo é o sistema de iluminação pública inteligente, que agrega segurança e controle de despesas. O Vale do Pinhão conta ainda com a Escola de Inovação de Curitiba, um programa liderado pela Agência de Desenvolvimento e Inovação da cidade e que incentiva a formação de talentos e a capacitação de empreendedores. 

Para Dario Paixão, presidente da Agência de Desenvolvimento e Inovação, o reconhecimento de Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo faz parte de “um processo histórico de construção, que se inicia com a força de trabalho de nossa gente, passa pelo modelo mundial em planejamento e gestão urbana, e chega triunfante na referência que somos em inovação, sustentabilidade e governança no Vale do Pinhão, em toda a cidade e na Região Metropolitana”, declarou.

Segundo ele, Curitiba competiu, desde a fase inicial, com mais de 800 smart cities, e entrou para a lista das cidades vencedoras que tem Paris, Dubai, Sidney, Estocolmo, Nova Iorque, Yokohama, Amsterdã, Tel Aviv, Seoul, Cingapura e Shangai.

Curitiba conectada com 5G

Curitiba é a cidade que mais usa 5G no Brasil. Isso porque, ainda em 2019, a cidade modernizou a legislação para promover a instalação das antenas para a chegada do 5G. Não por acaso, foi uma das primeiras capitais do país a receber a cobertura 5G, em 2022. 

A cidade desenvolveu um projeto de inclusão digital, o Wi-fi Curitiba, que oferece internet pública gratuita em 310 pontos da cidade. Além disso, desenvolveu aplicativos do município que levam serviços e informações aos cidadãos como Saúde Já, Curitiba App, 156 e Nota Curitibana.

A cobertura da rede 5G e a conectividade é um dos quesitos mais importantes para conceder a uma cidade o título de smart city. 

Para Marcelo Rangel, secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, o ecossistema de inovação de Curitiba e do estado do Paraná se destacam no Brasil. “O Paraná é destaque nacional e internacional com cidades inteligentes, com diversos municípios e ecossistemas de inovação sendo premiados. Isso é fruto de um trabalho em conjunto, dos governos municipais e estadual, juntamente com o setor produtivo e sociedade civil”, justificou.

Eletromobilidade

Curitiba se tornou referência em mobilidade urbana ainda em 1990, com a criação dos ônibus BRT (Bus Rapid Transit, os biarticulados e suas estações-tubo). Atualmente, a cidade avança com projetos para a eletromobilidade, que conta com ônibus elétricos, veículos elétricos nas frotas da Guarda Municipal e táxis, além de bicicletas compartilhadas (mecânicas e elétricas).

Recentemente, a prefeitura apostou na compra de 70 ônibus elétricos, que devem entrar em circulação a partir de 2024 e marcar a transição energética no transporte público da cidade.



Matérias relacionadas

chips de ia Inovação

Tendência: o mundo precisará de mais chips de IA em 2024

Materiais são usados ​​no desenvolvimento e disponibilização de modelos de inteligência artificial

porto maravalley Inovação

Rio de Janeiro cria hub tecnológico Porto Maravalley

Presença de startups e curso superior do IMPA, dentre outras inovações, trarão novas oportunidades à zona portuária do Rio de Janeiro

ia generativa Inovação

IA generativa está entre as tendências de 2024

Na lista de tecnologias que devem se destacar em 2024, a IA generativa se destaca. Porém, para especialistas, ainda há desafios a superar

ia generativa idc Inovação

Gastos com IA generativa chegarão a US$ 143 bilhões em 2027

Avaliação da consultoria IDC mostra crescimento acima das taxas de TI