digitalizacao varejo

Digitalização do varejo segue acelerada

< 1 minuto de leitura

Estudo mostra que, entre as 300 maiores varejistas do país, pelo menos 75% adotaram o formato online



Por Redação em 19/08/2022

Já não é mais novidade que as vendas online tiveram grande impulso durante a pandemia e a tendência é de que os consumidores continuem utilizando este canal, mesmo com o arrefecimento da Covid-19. E a prova disso, de acordo com informações do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SVBC) e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, considerando as 300 maiores empresas do varejo no Brasil, pelo menos 75% delas adotaram soluções para o e-commerce

O percentual é um destaque do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, da SBVC, que mostra que o número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 225 (o que representa alta de 38,89%) nos últimos dois anos.

Setor supermercadista foi o que mais cresceu

digitalizacao varejo

Conforme Serrentino, o destaque foi o setor supermercadista, que, entre 2019 e 2021, passou de 28% para 61% de lojas virtuais. “A pandemia acelerou as mudanças de comportamento por parte do consumidor e levou as empresas a abrirem novos canais de vendas, relacionamento e engajamento”, disse o especialista.

As 300 empresas listadas no ranking registraram, juntas, faturamento bruto de R$ 892,426 bilhões (dado de 2021), o que representa quase R$ 100 bilhões a mais que a edição anterior. Já as cinco maiores varejistas pesquisadas (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas) responderam por 26,86% do faturamento, somando R$ 239,761 bilhões.

Tecnologia é determinante

Para Serrentino, a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. “A inteligência de dados permite entender melhor o comportamento e as demandas dos clientes. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial e a integração de processos melhorou o supply chain das empresas. E tudo isso será ainda mais acelerado com o 5G”, destacou (veja mais detalhes neste conteúdo do Próximo Nível). 


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

dificuldades implementar IA Estratégia

Empresas relatam dificuldades para implementar IA

Levantamento aponta que executivos têm clareza da importância da inteligência artificial, mas enfrentam problemas para implementá-la

lei do bem Estratégia

Telecom participa pouco da Lei do Bem

Segundo consultoria, apenas 0,8% dos projetos são do setor, que não se beneficia do incentivo

migrar para a nuvem Estratégia

Migração para a nuvem impulsiona inovação

Migrar para a nuvem é estratégico para inovação, escalabilidade e redução de custos, mas exige planejamento e gestão contínua

Cássio Menezes, diretor de segurança e infraestrutura de TI da Amil Estratégia

Diretor da Amil aposta na resiliência cibernética no setor da saúde

Cássio Menezes avalia que a capacidade de reagir de forma rápida a incidentes é importante para garantir a segurança de dados sensíveis