energia eolica data center

Torres eólicas e data center podem formar “casamento perfeito”, mostra especialista

2 minutos de leitura

Projetos de data centers alocados dentro de torres eólicas podem reduzir custos energéticos e melhorar a pegada de carbono da TI



Por Redação em 10/03/2023

Na Alemanha, a empresa WindCORES está aplicando o que pode ser considerado um “estado da arte” para a economia digital verde. Trata-se de um data center alocado dentro da turbina de uma torre de energia eólica. Esse data center opera 24×7 e é alimentado pela energia gerada na própria instalação eólica. Em contrapartida, o data center faz o controle digital do funcionamento da turbina e ainda se conecta com outros data centers alocados no próprio campo em nuvem.

O tema foi abordado em artigo escrito por Luis Arís, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler América Latina, e publicado em canais de imprensa como o site Infor Channel. O relato é que, em cada turbina eólica da WindCORES, há um data center. E são dezenas deles. “Não ficarei surpreso se, em 2023, encontrarmos aplicações como estas no Brasil”, previu.

A expectativa do executivo se explica pelo avanço do parque de energia eólica do país, que alcançou a marca de 24,13 GW de capacidade de operação comercial em 2022, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Mais ainda, esse tipo de energia – que é uma das consideradas energias renováveis, junto com hidrelétricas, solares, biomassa e outras presentes na matriz energética brasileira – teria movimentado mais de 321 bilhões de reais entre 2011 e 2022.

Além da sustentabilidade, a economia

energia eolica data center

Além da redução da pegada de carbono que esse tipo de solução pode proporcionar ao setor de tecnologia – lembrando que os data centers são responsáveis por mais de 2% do consumo de energia global – Aris chama atenção para a economia com custos de energia nos data centers.

Segundo pesquisa da Imex Research, cada rack de servidor consome R$ 150 mil por ano em eletricidade. E a projeção é que esse consumo aumente, junto com o avanço da digitalização das atividades humanas. “Esse novo modo de vida provoca profundas mudanças nos modelos econômicos e ambientais das nações. Na Irlanda, por exemplo, análises do Datacenter Dynamics indicam que a demanda de energia dos data centers aumentou 144% em cinco anos (de 1,2 TWh em 2015 a 3,0 TWh em 2020). A previsão é que os data centers utilizem 27% de toda a demanda de eletricidade da Irlanda em 2029”, disse Aris.

Em seu artigo, além da sugestão de “casamento” entre energia eólica e data centers, o executivo trata da evolução da eficiência energética destes equipamentos, algo que exige desde mudança cultural até aplicação de metodologias de Power Usage Effectiveness (algo como eficácia do uso de energia) e de inclusão de data centers em projetos de smart building (construção inteligente).



Matérias relacionadas

agricultura molecular Inovação

Agricultura molecular modifica plantas para criar superalimentos

Os testes com agricultura molecular estão avançando no mundo. A inovação adiciona vacinas, antibióticos, enzimas e vitaminas às plantas

impressora 3d portatil Inovação

Mercado poderá ter impressora 3D que “cabe na mão”

Protótipo tem alta velocidade por usar tecnologia com chips fotônicos

drex liquidez Inovação

Drex: mais liquidez com uso de ativos

Clarissa de Souza, a responsável pela arquitetura que suportará a nova moeda digital, explica a sua funcionalidade e segurança

inclusao mulheres Inovação

Inclusão das mulheres na liderança também chega ao setor financeiro

Para Marisa Reghini, características femininas como colaboração e visão holística têm muito a contribuir para a evolução do setor como um todo