healthlake Foto: Divulgação/Hospital Sírio-Libanês

HealthLake: Sírio-Libanês lança primeiro data lake de saúde da América Latina

< 1 minuto de leitura

Complexo hospitalar reforça perfil orientado a dados e abre caminho para implementação de novas tecnologias



Por Redação em 22/08/2023

O perfil orientado a dados do complexo hospitalar Sírio-Libanês acabou de ser reforçado com a ativação do data lake da instituição, o primeiro do gênero na América Latina. Chamado de HealthLake, a solução foi iniciada em 2021 e a meta é concentrar os dados de toda a instituição em um repositório único, além de padronizar e torna-los interoperáveis.

A interoperabilidade deve ser viabilizada pela adoção de uma plataforma plug and play, que permitiria a conexão com outras instituições, inclusive com o SUS. O modelo de HealthLake, criado em parceria com a Amazon Web Services (AWS), também poderia ser replicado em nível público, segundo o CEO do Sírio-Libanês, Paulo Nigro, em comunicado à imprensa.

HealthLake abre espaço para novas tecnologias

A pegada inovadora do Sírio-Libanês já foi divulgada nesse ano durante o Web Summit Rio. Em entrevista ao Próximo Nível, o CTO da instituição, Diego Aristides, argumentou que “os hospitais que vão sobreviver devem ser empresas de tecnologia, que entregam serviços de saúde, e não o contrário”.

Em sua apresentação, Aristides detalhou a criação e funcionamento do Alma Sírio-Libanês, ecossistema de tecnologia voltado para a área de saúde, inclusive com aplicação de recursos de Inteligência Artificial (IA). Criada no ano passado, a iniciativa envolve pelo menos 300 profissionais da instituição e também atua com startups associadas.

HealthLake

Em sua apresentação no Web Summit Rio 2023, Aristides mostrou uma rota digitalizada de atendimento futura e lembrou da combinação entre o que ele chamou de high tech com high touch, ou seja, do uso de novas tecnologias e inovações, mas sem prescindir da habilidade e experiência dos profissionais de saúde.



Matérias relacionadas

Curitiba cidade mais inteligente do mundo Inovação

Curitiba recebe reconhecimento como cidade mais inteligente do mundo

World Smart City Awards, promovido pela Fira Barcelona, reconheceu Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo em 2023

inteligencias individual social e artificial Inovação

O que você sabe sobre as Inteligências Individual, Social e Artificial?

Em e-book, Silvio Meira, André Neves e convidados tratam das potencialidades da IA como extensão das capacidades humanas

ia em saas Inovação

Empresas de SaaS surfam com Inteligência Artificial

Recursos são integrados a outras plataformas e personalizados, em alguns casos

empresas apostam em IA generativa Inovação

Gartner: 55% das empresas apostam em IA generativa

A pesquisa contou com a participação de 1400 líderes executivos, durante webinar