ia postos de trabalho

A IA mudará os postos de trabalho

2 minutos de leitura

O ChatGPT superou os 100 milhões de usuários em apenas dois meses. O mercado de trabalho já registra impactos



Por Redação em 30/05/2023

Nunca se falou tanto de inteligência artificial (IA) quanto agora, e uma das grandes preocupações atuais é se a tecnologia poderá trazer mudanças aos postos de trabalho tradicionais. Segundo a Agência Brasil, os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho e nas profissões ainda estão no topo da lista das indagações dos brasileiros.

De acordo com o site Metropoles, a popularização da IA veio com o lançamento do ChatGPT, robô criado pela americana OpenAI. E, sim, ela é capaz de mudar os postos de trabalho, o que não significa necessariamente algo ruim. Conforme a reportagem da Agência Brasil, ainda existem muitas dúvidas, embora seja um consenso o fato de que a IA promoverá uma grande necessidade de requalificação profissional.

IA versus postos de trabalho

O ChatGPT superou os 100 milhões de usuários em apenas dois meses. Nesse contexto, o mercado de trabalho sofreu os primeiros impactos. No Brasil, o setor jurídico é o que mais utiliza o apoio da inteligência artificial nas atividades. Em linhas gerais, os trabalhos burocráticos que até então demandavam mais tempo passaram a ser otimizados pela máquina.

Em entrevista para o Metrópoles, Isac Costa, professor do Ibmec e especialista em tecnologia, contou que o ChatGPT pode ser encarado como um estagiário ou um assistente, que faz pesquisas de forma otimizada. O professor acredita que, guardadas as devidas proporções, os postos de trabalho não serão impactados negativamente pela tecnologia. Segundo ele, o uso da inteligência artificial tende a melhorar o desempenho dos profissionais. 

Neste ano, os pesquisadores Carl Frey e Michael Osbourne divulgaram um estudo que aponta que 47% dos empregos nos Estados Unidos podem ser substituídos por máquinas, ou seja, pela inteligência artificial. A consultoria McKinsey também divulgou um estudo relacionado à IA e os postos de trabalho, em 2019. Para eles, seria possível um equilíbrio entre perdas e ganhos de 20% nos empregos, até 2030. 

Um novo cenário

De acordo com O Globo, a inteligência artificial será capaz de eliminar profissões, readequar outras e criar novas oportunidades de emprego. 

Na visão da portuguesa especializada em linguagens de dados para inteligência artificial, Daniela Braga, com a popularização do ChatGPT as pessoas tiveram a oportunidade de visualizar a IA na prática. Nesse sentido, o bom desempenho da inteligência artificial exige aptidões inerentemente humanas. E, então, entram em cena questões éticas e legais que envolvem o uso da inteligência artificial. 

O fato é que, até pouco tempo atrás, as máquinas eram automatizadas para realizar questões simples. Na maioria das vezes, substituíam a tarefa humana de realizar movimentos repetitivos, por exemplo. Hoje, entretanto, algumas profissões que demandam habilidades específicas estão sob a tutela do uso de IA para otimizar tarefas e aumentar a produtividade.



Matérias relacionadas

empresas apostam em IA generativa Inovação

Gartner: 55% das empresas apostam em IA generativa

A pesquisa contou com a participação de 1400 líderes executivos, durante webinar

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista