ia responsavel febraban tech

IA Responsável é tema central da Febraban Tech 

3 minutos de leitura

Nesta edição, a IA Responsável se tornou trilha temática do evento, que acontece entre 25 e 27 de junho em São Paulo



Por Redação em 05/06/2024

A Inteligência Artificial (IA) reaparece como destaque da Febraban Tech desse ano, depois de ter sido bastante discutida na edição de 2023. O assunto, aliás, é tema central do evento e faz parte da abertura do congresso, com lideranças de cinco grandes bancos nacionais.

A melhor dica é navegar pela agenda do evento, fazendo um filtro de subtemas ligados à IA, de acordo com o seu interesse. 

De qualquer forma, listamos algumas das opções de conteúdo disponíveis nos três dias de evento: 25, 26 e 27 de junho. 

IA Responsável na Febraban Tech

ia responsavel febraban tech

A primeira delas oferece uma visão panorâmica, com as lideranças do Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander e BTG Pactual. Eles vão avaliar as experiências de suas instituições no uso dos recursos da IA e as expectativas com o avanço da tecnologia. O debate começa às 11h no auditório Febraban. 

No mesmo dia, mas um pouco mais técnica, a palestra Hiperautomação, dados e inteligência artificial para análise de crédito aborda a sinergia entre Data Science e Hiperautomação no contexto financeiro. A ideia é apresentar estratégias para treinar e gerar modelos que aprimorem a tomada de decisões e impulsionar a eficiência operacional.

Além de uso futuro, a IA é uma prática real e os resultados disso vão ser abordados em outra apresentação, também no dia 25. Trata-se de um balanço de ganhos com a IA, tema da discussão na mesa  O que os bancos aprenderam (e ganharam) no último ano com a IA. O debate discute desde prevenção de fraudes até a personalização de serviços.

Aliás, a hiperpersonalização poderá ser melhor entendida com o painel Há uma IA para tudo?! A hiperpersonalização a serviço do cliente, que volta a bater na tecla da IA Responsável na Febraban Tech, inclusive para a transformação dos negócios. 

Para os interessados na regulamentação para implementar a IA, o primeiro dia da Febraban Tech traz o painel Inovação + proteção: o desafio da regulamentação na implantação da IA, que também acontece no primeiro dia do evento (25/6). Especialistas no tema vão abordar questões como a garantia à privacidade, inibição de práticas discriminatórias e amparo à inovação. 

Ainda no mesmo dia, a mesa Reescrevendo os modelos de negócios com IA analisará como o setor de mídia está usando a tecnologia em para dar suporte aos jornalistas, como foco nos benefícios do IA para o setor. O encontro trará experiência como o da Associated Press e do grupo alemão Axel Springer.

Imersão técnica na IA no dia 26/5

A revolução da IA, do ponto de vista dos principais executivos, é outra forma de entender o assunto, a partir da avaliação de seis CIOs de grandes bancos. A discussão acontece dia 26, com o painel A disrupção da IA no setor financeiro na visão dos CIOs dos bancos, que será apresentado na parte da manhã.

No período da tarde do dia 26, os participantes podem escolher o melhor ângulo para entender a Inteligência Artificial. No painel Gerar vantagens com produtos com tecnologia de GenAI, a discussão é onde e como agregar valor com tanta informação disponível. 

Já a mesa Como a IA vai alavancar o embedded finance (e quais os desafios que ela cria?) mostra como a IA está reformulando as experiências digitais por meio de serviços financeiros integrados. A discussão também vai endereçar as complexidades técnicas e regulatórias que surgem com essa mudança. 

Fintechs vencedoras fecham último dia do evento

Os gestores interessados em melhorar o desempenho de suas equipes têm um encontro com o tema no dia 27, a partir do painel Impacto da IA: o poder da IA na produtividade de sua equipe de TI. O objetivo é mostrar como o uso estratégico da IA generativa é capaz de transformar a jornada do desenvolvimento de software ao combinar ferramentas que aceleram o processo, aumentam a produtividade e potencializam a eficiência das equipes de TI.

O tema cibersegurança é outro foco de atenção dos especialistas em IA durante a Febraban. A discussão acontece na tarde do dia 27 e traz a visão dos bancos sobre o futuro da segurança cibernética com uso de recursos de IA. Anote: Impactos da IA na cibersegurança do setor financeiro.

Nessa mesma pegada, a palestra Ataques com IA: Chatbots mentirosos, deep fakes e muito mais… apresenta a experiência da IBM em combater os efeitos de seis tipos de ataques. 

O final do último dia da Febraban Tech também coloca no radar as fintechs vencedoras da edição de 2024. É uma oportunidade para o mercado conhecer quem são as startups envolvidas de forma direta ou indireta com a IA e conhecer tendências da tecnologia.



Matérias relacionadas

lei de ia Inovação

Lei da IA na Europa é publicada com sanções a partir de 2026

A Lei foi desenhada priorizando uma abordagem baseada nos riscos. Quanto maior o risco ou a exposição proporcionada pela IA à sociedade, mais duras são as regras

pagamento instantaneo Inovação

Pagamento instantâneo: mercado será de US$ 58 trilhões em 2028

Avaliação é da consultoria Juniper Research, que estima que as movimentações em 2024 sejam de US$ 22 milhões

febraban tech 2024 Inovação

Febraban Tech 2024 trará ética em IA no topo das discussões

Evento voltado para o setor financeiro terá programação intensa, com grandes nomes discutindo o cenário nacional e internacional

inovacao Inovação

Apenas 28% das empresas adotam inovação como cultura corporativa

Maior risco é a perda maciça de talentos, segundo a plataforma de inteligência de dados Innoway