Web Summit Web Summit
wb inovacao Foto: Lucas Jones/Web Summit Rio via Flickr

Web Summit Rio 2024 supera expectativas de público

2 minutos de leitura

Prefeito Eduardo Paes comemora a segunda edição do evento que, segundo ele, apoia na missão de tornar a cidade a “capital da inovação da América Latina”



Por Redação em 16/04/2024

Já no primeiro dia do encontro, o cofundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, anunciou que mais de 34,3 mil pessoas se inscreveram para a edição do evento, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro. O número é superior aos 30 mil esperados pela organização, conforme noticiado pelo Próximo Nível

Mais do que superar o número de visitantes, o Web Summit Rio comemora o fato de que 47,5% de suas palestrantes são mulheres. “Além disso, 45% das fundadoras das startups presentes no Web Summit Rio 2024 também são profissionais do sexo feminino”, exaltou Cosgrave.

Ao todo, 1.066 startups, de 42 países diferentes, participam desta edição do evento, representando, segundo a organização, mais de 30 setores industriais.

Eduardo Paes abre o evento

Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esta segunda edição do Web Summit Rio reforça a intenção da cidade em se tornar a “capital da inovação da América Latina”, como ele classificou. “Desde o ano passado, caminhamos muito para isso”, disse ele, durante a abertura do evento, onde dividiu o palco com Cosgrave.

ws eduardo paes
Foto: Lucas Jones/Web Summit Rio via Flickr

Entre outros projetos, Paes destacou o Porto Maravilha, que hoje concentra grande parte das instalações de empresas de tecnologia no Rio, como o Impa Tech, inaugurado neste mês. “As empresas de tecnologia que vêm para o Rio se valem de isenções fiscais e de sandboxes regulatórios. [estimulamos isto porque] A inovação e a disrupção acontecem juntas muitas vezes, e são os avanços tecnológicos que permitem mudar a regra do jogo, possibilitando saltos importantes para aqueles que saem na frente [que aderem às tecnologias]”, disse Paes.

Ele completou que a inovação pode proporcionar avanços à cidade, mas que a missão é fazer com que isso aconteça “sem deixar ninguém para trás”.

Atualmente, mais de 2 mil empresas de tecnologia estão instaladas no Rio de Janeiro, gerando empregos e o ambiente de inovação desejado, segundo Paes. A cidade também vem avançando na implementação de escolas de tecnologia, e deve chegar a 200 delas até o final do ano, ainda segundo o prefeito.



Matérias relacionadas

futurista ray kurzweil Inovação

“Nostradamus da IA”, Ray Kurzweil fala em mudança de paradigma

Para o futurista, a IA está se aproximando rapidamente de um ponto em que poderá superar a inteligência humana

ia-generativa Inovação

IA Generativa: o novo momento da inteligência artificial

Segundo o Gartner, em um estudo lançado recentemente, cerca de 55% das empresas já apostam em IA generativa

ia ameaca ou ferramenta Inovação

No próximo nível, a IA será ameaça ou ferramenta para a segurança de dados?

Assunto foi debatido por Paulo Martins, diretor de Segurança da Informação da Embratel, Diego Aristides, CTO do Sírio-Libanês, e Bruno Pina , CEO da Synapse e Advisor de Estratégias de Futuros

tecnologia agro Inovação

Tecnologia é chave para o agro enfrentar o clima

Mudanças climáticas estão entre a prioridade número 1 de produtores rurais; fornecedores de software contam como estão ajudando a vencer essa barreira