fibra optica

Israel construirá fibra óptica para ligar Europa à Ásia

< 1 minuto de leitura

Cabo terá mais de 250 km e seguirá percurso de oleoduto do Mediterrâneo até o Mar Vermelho



Por Redação em 16/08/2023

O governo de Israel anunciou, recentemente, que o país construirá um cabo de fibra óptica com mais de 250 km. A proposta é ligar a Europa à Ásia, percorrendo o caminho do oleoduto existente entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho. 

De acordo com o noticiado pela CNN e o Ministério das Finanças de Israel, a empresa estatal de energia Europe Asia Pipeline Company (EAPC) será a responsável por construir o cabo ao longo da rota do oleoduto que opera no país. Ele se inicia no porto mediterrâneo de Ashkelon e segue o percurso até Eilat, no norte do Mar Vermelho.

Para Itzik Levy, CEO da EAPC, a obra representa o reposicionamento de Israel como uma ponte terrestre de comunicação, conectando os países do Golfo e da Ásia à Europa.

Ligação entre Europa e Ásia

De acordo com o anúncio do governo israelente, o cabo principal se conectará a outros cabos submarinos que chegam à costa de Israel. A fibra estará disponível para qualquer empresa de telecomunicações licenciada no país, por meio de contrato de arrendamento de 25 anos.

Além disso, servirá também para monitorar a rota do oleoduto, no que se refere a possíveis mudanças no terreno, detectando e evitando, à tempo, possíveis vazamentos.

Sistemas de fibra óptica

fibra optica

De acordo com a UFRJ, uma infraestrutura de fibra óptica serve, basicamente, para a transmissão de dados de telecomunicações, incluindo sinais de internet, rádio e televisão. Contudo, as vantagens da fibra óptica passam por custos operacionais,  velocidade de transmissão e vida útil, podendo chegar a até 100 anos de uso contínuo. Tais sistemas também são utilizados na implantação de cidades inteligentes.



Matérias relacionadas

5g porto Conectividade

Porto do Reino Unido adota rede privativa 5G

Tecnologia está sendo usada em conjunto com rede 4G LTE e seria a primeira rede inteligente 5G portuária do Reino Unido

lei de antenas Conectividade

Lei das Antenas está atualizada em 51,4% das cidades paulistas 

Números do InvestSP indicam que 332 municípios atualizaram legislação que permite avanço do 5G e de outros recursos

redes privativas 5g e redes privativas virtuais Conectividade

No próximo nível, quais serão os novos horizontes com Edge Computing, Redes Privativas 5G e Redes Privativas Virtuais?

Cristiano Moreira, da Embratel, e Lucas Godoy, da Ericsson, discutiram os custos associados à cloud e os benefícios de redes privativas para os usuários

5g china Conectividade

Avanço do 5G impulsiona inovação na China

O país alcançou 3,5 milhões de estações em fevereiro, segundo dado do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT)