fibra optica

Israel construirá fibra óptica para ligar Europa à Ásia

< 1 minuto de leitura

Cabo terá mais de 250 km e seguirá percurso de oleoduto do Mediterrâneo até o Mar Vermelho



Por Redação em 16/08/2023

O governo de Israel anunciou, recentemente, que o país construirá um cabo de fibra óptica com mais de 250 km. A proposta é ligar a Europa à Ásia, percorrendo o caminho do oleoduto existente entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho. 

De acordo com o noticiado pela CNN e o Ministério das Finanças de Israel, a empresa estatal de energia Europe Asia Pipeline Company (EAPC) será a responsável por construir o cabo ao longo da rota do oleoduto que opera no país. Ele se inicia no porto mediterrâneo de Ashkelon e segue o percurso até Eilat, no norte do Mar Vermelho.

Para Itzik Levy, CEO da EAPC, a obra representa o reposicionamento de Israel como uma ponte terrestre de comunicação, conectando os países do Golfo e da Ásia à Europa.

Ligação entre Europa e Ásia

De acordo com o anúncio do governo israelente, o cabo principal se conectará a outros cabos submarinos que chegam à costa de Israel. A fibra estará disponível para qualquer empresa de telecomunicações licenciada no país, por meio de contrato de arrendamento de 25 anos.

Além disso, servirá também para monitorar a rota do oleoduto, no que se refere a possíveis mudanças no terreno, detectando e evitando, à tempo, possíveis vazamentos.

Sistemas de fibra óptica

fibra optica

De acordo com a UFRJ, uma infraestrutura de fibra óptica serve, basicamente, para a transmissão de dados de telecomunicações, incluindo sinais de internet, rádio e televisão. Contudo, as vantagens da fibra óptica passam por custos operacionais,  velocidade de transmissão e vida útil, podendo chegar a até 100 anos de uso contínuo. Tais sistemas também são utilizados na implantação de cidades inteligentes.



Matérias relacionadas

redes privativas nas corporacoes Conectividade

Avançam as aplicações de redes privativas nas corporações brasileiras 

Band, Gerdau, Petrobras e Rede Globo mostraram os avanços nas aplicações de uso de redes privativas durante o MPN Fórum 2024

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3