prodesp web summit Gileno Barreto (Foto: Reprodução/Prodesp)

Sob nova direção, Prodesp incorpora soluções criadas pelo Serpro

2 minutos de leitura

À frente da Prodesp, Gileno Barreto quer impor novo ritmo à operação e, para isso, vai usar os recursos criados pelo Serpro



Por Redação em 15/05/2023

Pensando no horizonte de quatro anos e no legado que pretende deixar para o Estado de São Paulo, o advogado e ex-presidente do Serpro, Gileno Barreto, atual presidente da Prodesp, está de mangas arregaçadas para espelhar a Empresa de tecnologia de São Paulo aos níveis de produtividade e desempenho do Serpro, a companhia de processamento do governo federal, da qual foi presidente por pouco mais de dois anos (assumiu a operação em setembro de 2020).

Prova da vontade de absorver o maior número possível de serviços criados pelo Serpro são as adesões recentes de São Paulo aos sistemas CEI (Cadastro Específico do INSS), SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) e à plataforma Gov.br “Precisamos ganhar tempo e nos dedicar aos diferenciais”, disse Barreto ao podcast Próximo Nível, durante o Web Summit Rio. “A Prodesp não pode se enxergar como autarquia. Deve se ver como uma empresa que presta bons serviços e entrega o que promete”, definiu.

O plano, segundo Barreto, é integrar todos os serviços possíveis do Serpro, centrar os esforços da Prodesp em atividades de São Paulo que ainda precisam ser digitalizadas e colocá-las em uma plataforma única, que converge os 600 serviços criados pela Prodesp aos 6 mil do governo federal.

Ao lado de Maria Teresa Azevedo Lima, diretora executiva da Embratel para a área de governo, Barreto compartilhou a sua visão sobre eficiência pública e como a tecnologia contribui para uma melhor entrega de serviços à população, além de analisar o impacto de diferentes tecnologias aplicadas pelo governo.

“A Prodesp, assim como outras empresas públicas, conhece muito as necessidades do cidadão. Juntando esses conhecimentos com o nosso domínio tecnológico e a nossa equipe de inovação, chegamos a um bom resultado”, pontuou Maria Teresa.

Uma destas convergências pode estar no SOC (Security Operation Center) que a Prodesp pretende estabelecer para monitorar as atividades dos sistemas e os riscos de cibersegurança. A dúvida é se será uma iniciativa própria, a contratação de um serviço ou algo híbrido.

Ouça o podcast completo a seguir.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.