SD-WAN é tendência para empresas brasileiras, aponta a IDC

SD-WAN é tendência para empresas brasileiras, aponta a IDC

2 minutos de leitura

Tecnologia, que garante o uso inteligente de dados, é tema do primeiro episódio do podcast “O Próximo Nível da Inteligência” da Embratel.



Por Redação em 30/05/2019

Principais destaques:
– SD-WAN é uma das principais tendências para o setor de TI em 2019;
– Expectativa, segundo a IDC, é que 40% das empresas adotem a tecnologia;
– SD-WAN é tema do primeiro episódio do podcast “O Próximo Nível da Inteligência” da Embratel.

A rede definida por software (SD-WAN, em inglês) é uma das principais tendências para o setor de TI no Brasil em 2019, como aponta relatório da IDC divulgado em fevereiro deste ano. A tecnologia garante o uso inteligente das conexões de dados e vai demandar mais ou menos recursos de acordo com as necessidades de cada negócio.

“O SD-WAN ainda possui baixa maturidade por aqui, mas os CIOs já entendem que as melhorias que a tecnologia pode causar na experiência do cliente pode ser um habilitador de novos projetos”, destaca André Loureiro, gerente de pesquisa e consultoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da IDC Brasil.

Com expectativa de que 40% das empresas adotem o SD-WAN, segundo a IDC, a tecnologia foi destaque no primeiro episódio do podcast “O Próximo Nível da Inteligência”, projeto da Embratel que traz o jornalista e escritor Pedro Doria e o advogado Ronaldo Lemos, especialistas em tecnologia. Numa conversa informal, os dois apontam como a inovação ajuda a resolver o desafio de conectar de maneira eficiente matriz, filiais, fornecedores e clientes. Confira abaixo:

Vantagens do SD-WAN

Atualmente, redes corporativas são executadas via MPLS (Multi Protocol Label Switching, na sigla em inglês), que garente a troca de informações como e-mails, sistemas de gestão, videoconferências, transferências de arquivo, entre outros por meio de acesso dedicado. Isso reduz problemas de velocidade, escalabilidade e gerenciamento de qualidade de serviço (QoS).

Já o SD-WAN tem o diferencial de trazer independência e flexibilidade na transmissão de dados, características indispensáveis na busca por competitividade e produtividade nos negócios. Outras vantagens da tecnologia são agilidade na gestão de redes, possibilidade de usar serviços em nuvens públicas e privadas, controle da qualidade dos links e melhor desempenho dos aplicativos.



Matérias relacionadas

cidades inteligentes Inovação

Tecnologia habilita cidades inteligentes

A tecnologia permite que os municípios entendam as demandas dos cidadãos, invistam em segurança pública, melhorem o trânsito, entre outros quesitos das cidades inteligentes

usina de Ouro Branco Inovação

Parceria com Embratel habilita indústria 4.0 na Gerdau

Com tecnologia da Embratel, a Gerdau vai implantar uma rede privativa dedicada 5G e LTE 4G em uma de suas fábricas, viabilizando os conceitos da indústria 4.0

Inovação

Desenvolvimento de IA dá lugar a BPO em planejamento de CFOs, aponta Gartner

Departamentos financeiros vão investir em outsourcing para implementar inteligência artificial em seus negócios em busca de mais sucesso nos projetos

Inovação

Metaverso exigirá mais cuidado com proteção de dados

O uso de um óculos de realidade aumentada por cerca de 20 minutos pode levar à captação de 20 milhões de dados de reações, biometria e comportamento