sensores de seguranca

Sensores de segurança real-time facilitam recuperação de dados

2 minutos de leitura

Sensores e outras tecnologias fornecem segurança sofisticada para ativos críticos e situações de risco



Por Redação em 16/10/2023

Os sensores de segurança estão conquistando espaço no mercado. Não por acaso, o monitoramento real-time, ou em tempo real, auxilia na recuperação de dados tanto em casos de segurança física quanto digital. 

De acordo com a análise da Frost & Sullivan, Sensor Technologies Impacting the Physical and Digital Security Market, até 2025 será registrado um aumento significativo no uso de tecnologias de detecção com sensores de segurança, para aplicações físicas e digitais, incluindo câmeras. Alguns ativos críticos, como identidades pessoais e biometria, por exemplo, já são protegidos por sensores de segurança integrados a outras tecnologias emergentes, como LiDAR e THz.

Para Varun Babu, analista industrial da TechVision na Frost & Sullivan, as novas tecnologias estão impulsionando o desenvolvimento de sistemas de segurança. “Sensores, drones, robótica e dispositivos habilitados para Internet das Coisas (IoT) impulsionarão a adoção de sistemas de segurança”, declarou . Para Babu, essa integração com outras tecnologias emergentes, como sensores LiDAR e THz, fornecerá alta segurança para ativos críticos, como identidade pessoal e biometria

“Os fornecedores de tecnologia de sensores devem trabalhar em estreita colaboração com soluções de software de segurança, para construir um sistema de gerenciamento robusto e fácil de usar. Além disso, devem construir parcerias fortes e desenvolver em conjunto soluções de gestão de videovigilância para superar as barreiras internas ao desenvolvimento tecnológico nos próximos dois ou três anos”, apontou o especialista.

Sensores de segurança e as novas tecnologias

sensores de seguranca

A adoção de sensores em aplicações de segurança abrirá oportunidades para o setor de tecnologia, com maior presença de inteligência artificial e machine learning.

Nesse sentido, com a IA, os profissionais de segurança detectarão de forma preventiva os equipamentos defeituosos, como câmeras de monitoramento, por exemplo. Outro dado importante é que o uso da tecnologia vai ajudar a diminuir as chances de ataques cibernéticos.

Já com machine learning, fabricantes e fornecedores de serviços de segurança física e digital podem criar sistemas de segurança e monitoramento de vídeo que notificam os usuários sobre atividades consideradas suspeitas.

A robótica e os drones também compõem o cenário de segurança. Com eles, a vigilância fará o monitoramento aéreo de criminosos nas ruas, o que ajudará a reduzir acidentes em perseguições, por exemplo. Como os drones são mais seguros em relação à vigilância tradicional, garantem o retorno de investimento com agilidade.



Matérias relacionadas

porto maravalley Inovação

Rio de Janeiro cria hub tecnológico Porto Maravalley

Presença de startups e curso superior do IMPA, dentre outras inovações, trarão novas oportunidades à zona portuária do Rio de Janeiro

ia generativa Inovação

IA generativa está entre as tendências de 2024

Na lista de tecnologias que devem se destacar em 2024, a IA generativa se destaca. Porém, para especialistas, ainda há desafios a superar

ia generativa idc Inovação

Gastos com IA generativa chegarão a US$ 143 bilhões em 2027

Avaliação da consultoria IDC mostra crescimento acima das taxas de TI

Odelio Horta Inovação

Futuro da IA é a promoção do bem-estar humano, defende Odélio Horta Filho

Executivo explica a importância da governança de dados, com base nas tecnologias habilitadoras, como a nuvem, para que órgãos públicos extraiam o melhor da IA em prol da sociedade