Seul, na Coreia, testa plataforma no metaverso

2 minutos de leitura

A Praça da Cidade de Seul virtual e locais de eventos integram um programa piloto que pretende levar várias atividades para o metaverso



Por Redação em 16/05/2022

A cidade coreana de Seul lançará em breve a Praça da Cidade de Seul virtual e ambientes para eventos em realidade aumentada, durante um programa piloto que pretende testar o uso do metaverso. O projeto, denominado Metaverse Seul, está sendo conduzido pelo Instituto de Tecnologia de Seul (SIT) em parceria com o governo local. 

O metaverso imersivo poderá ser acessado por meio do site do SIT, que tem a ajuda da empresa de tecnologia 3D Factory.

Vale explicar que Seul já é uma das cidades mais conectadas do mundo, com mais de 95% de seus dez milhões de habitantes conectados a serviços 4G ou 5G. Além disso, a prefeitura oferece uma extensa rede de Wi-Fi gratuito com mais de 100 mil pontos de acesso.

Experiência imersiva no metaverso

Os usuários conectados ao metaverso poderão criar seus avatares e entrar no ambiente virtual, onde terão informações em tempo real sobre temperatura, clima e ar da cidade real. Quando a plataforma for oficialmente aberta ao público, por exemplo, as cerejeiras virtuais da Praça da Cidade de Seul estarão florescendo. Além disso, o recurso de sincronização em tempo real da plataforma permitirá que os visitantes vejam o local virtual mudar de acordo com a estação e o horário.

Passando pela passarela subterrânea que atravessa a praça, os usuários podem chegar à área onde serão realizadas reuniões remotas, conferências e coletivas de imprensa. Para tanto, esse ambiente (que suporta várias reuniões simultâneas) estará equipado com um sistema de chat virtual e os apresentadores poderão compartilhar suas telas e fazer transmissões ao vivo de links externos.

O objetivo é que o ambiente seja usado também para outros eventos, incluindo a Seoul Beauty Week, quando os cidadãos podem se envolver em atividades virtuais e participar das ações de forma remota. 

A cidade também planeja organizar experiências culturais no metaverso, como a recriação da  histórica Yukjo-geori (Rua dos Seis Ministérios), da dinastia Joseon, além de desenvolver meios de pagamento virtual para obras de arte expostas como NFTs (tokens não fungíveis).

Metaverso Seul contribuirá para criar cidade inteligente

A plataforma ajudará a consolidar o acesso a diversos serviços da cidade, por meio da tecnologia de gêmeos digitais, além de facilitar o acesso a imagens de segurança locais, relatar incêndios e melhorar a infraestrutura pública. 

Por exemplo, o serviço S-Map já fornece um gêmeo digital para planejamento urbano, monitoramento de incêndio em tempo real e análise de trajetória do vento. Um serviço de segurança chamado Ansimi App também conecta os usuários aos serviços da polícia de Seul, que podem acessar dados de localização local e feeds de câmeras para acelerar as investigações. 


E-book gratuito: Conheça as possibilidades das cidades inteligentes e como colocá-las em prática

Saiba mais


Matérias relacionadas

mulheres da tecnologia Inovação

Do algoritmo aos botes salva-vidas: mulheres da tecnologia moldam a humanidade

Muitas das invenções que mudaram o rumo da humanidade, como o computador e o colete à prova de balas, foram feitas ou apoiadas por mulheres

adtechs Inovação

O que são Adtechs e como o Brasil está na dianteira desse mercado

O país encabeça o segmento entre os países da América Latina, Oriente Médio e África (LAMEA)

ato de ia Inovação

Com Ato de IA, Europa avança na regulamentação da tecnologia

Após 38 horas de debate, o texto que trata da regulação da inteligência foi aprovado por unanimidade pelos países membros da UE

Multicanal ou omnichannel entenda a diferença Inovação

O que é omnichannel e qual a diferença de multicanal?

Embora sejam conceitos semelhantes, multicanal e omnichannel trazem abordagens distintas em relação ao consumidor. Descubra as diferenças.