A taxa média de não comparecimento a exames e consultas é de 20% em hospitais privados no Brasil. Também conhecido como no-show, o problema representa um corte de um quinto na receita das instituições, segundo a Botdesigner, healthtech especializada no desenvolvimento de soluções de Chatbots Omnichannel para o segmento. As perdas, no entanto, podem ser reduzidas para 11%.
A partir de sua experiência, a healthtech avalia que a taxa de não comparecimento poderia cair com o uso de sistemas de confirmação automática, o que inclui contato feito por chatbots via WhatsApp ou ligação telefônica. Ou seja, as perdas de receitas poderiam ser reduzidas pela metade. Com a solução de confirmação, integrada ao ERP, é possível que um hospital ou clínica possa substituir o atendimento agendado por outro, evitando o prejuízo. A tecnologia também automatiza o processo, dispensando o contato individualizado.
Atendimento automatizado complementa o trabalho de profissionais humanos
Diversos fatores, como idade avançada, dificuldades de organização ou imprevistos tornam comum que pacientes esqueçam seus compromissos médicos e não compareçam. Com a automação da confirmação de exames e consultas, o usuário é lembrado do agendamento. Segundo a Botdesigner, essa interação com o robô já é adaptada às necessidades do cliente e serve como um complemento ao trabalho dos atendentes reais que, paralelamente, podem dar sequência a outros agendamentos de maneira mais fluida.
Dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) dão conta que o setor movimentou mais de R$53 bilhões em 2022, valor que pode aumentar em cerca de 10% pela avaliação da startup. O universo de instituições privadas envolve 4.666 hospitais, segundo o relatório Cenário dos Hospitais No Brasil 2021-2022, elaborado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e Confederação Nacional da Saúde (CNS).
Em hospitais de médio porte, com cerca de 70 médicos em seu corpo clínico e que cobram, em média, R$ 80 por atendimento, o cenário é desafiador. Por mês, são realizados, aproximadamente, 20 mil agendamentos, de acordo com a Botdesigner. Sem uso de tecnologia de confirmação, a taxa de não comparecimento fica em 22%, o que pode gerar uma perda de receita mensal de R$352.000,00 e anual de R$ 4.224.000,00.