tre-sp justica 4.0

TRE-SP avança com a Justiça 4.0

< 1 minuto de leitura

Balcão Virtual, Juízo 100% Digital e Sistema eletrônico de informações são exemplos práticos de avanços do Justiça 4.0 com o TRE-SP



Por Redação em 04/01/2023

O Programa Justiça 4.0 completa dois anos de implementação em janeiro de 2023 e tem mostrado vários avanços, com a digitalização de processos e o uso de ferramentas como a Inteligência Artificial (AI). 

Em São Paulo, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) tem participado do desenvolvimento e uso colaborativo dos produtos, projetos e serviços do Justiça 4.0, e é responsável pela condução, no âmbito da justiça eleitoral paulista, das ferramentas que compõem o programa, a exemplo do Balcão Virtual, o Juízo 100% Digital e da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).

Um exemplo de iniciativa do Justiça 4.0 com o TRE-SP é o Sistema eletrônico de informações (SEI), ferramenta de gestão de documentos e processos administrativos que tem por finalidade o registro, armazenamento, tramitação, assinatura e consulta por meio eletrônico.

SEI é exemplo claro do TRE-SP com Justiça 4.0

tre-sp justica 4.0

O SEI, para usuário externo, permite a uma pessoa física (representante ou não de pessoa jurídica) fazer várias ações remotas e online, desde que esteja previamente cadastrada no sistema. 

A lista de serviços inclui visualizar documentos ou processos de seu interesse mediante autorização prévia; acompanhamento do trâmite de processos; assinatura eletrônica de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres celebrados com o TRE-SP. Também é possível baixar todo ou parte dos documentos de um processo.

Duas novidades, recém-implementadas por meio do SEI são a apresentação de petições e/ou documentos relativos a processos administrativos em trâmite em qualquer instância da justiça eleitoral paulista, e o recebimento de comunicações, notificações e intimações referentes a processos administrativos em que figure como parte ou interessado.



Matérias relacionadas

api Conectividade

Open Gateway: operadoras vão implementar a API de verificação de número telefônico

Durante o MobiXD, realizado em São Paulo em maio, as operadoras Claro, TIM e Vivo explicaram que a verificação começará pelos aplicativos móveis

conectividade rural Conectividade

Projeto de lei propõe política nacional de conectividade rural

PL 1069/2024 prevê o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust) na implementação das ações

conectividade aeroportuaria Conectividade

Agências federais se alinham para a conectividade aeroportuária

Especialistas da ANTT e Anatel se reúnem para definir pauta comum da conexão em portos e aeroportos

5g ia logistica Conectividade

5G e IA estão levando a logística ao próximo nível

Daniel Feche, da Embratel, explica como a nova conectividade suporta as aplicações de inteligência artificial para que a cadeia de suprimentos trabalhe com informações precisas e em tempo real