Uberlândia 5G

Uberlândia: legislação e rede inteligente garantem infraestrutura para 5G

< 1 minuto de leitura

De acordo com a Anatel, cidade mineira é uma das poucas do país com legislação adequada para a implantação do novo padrão de conectividade



Por Redação em 12/01/2022

Em Uberlândia (MG), não há nenhum impeditivo legal para a instalação de antenas e outros equipamentos tecnológicos necessários para a implantação do 5G. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a cidade é a única do estado preparada para receber o novo padrão de conectividade. 

Além da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Lei 525/2011), que é aderente à tecnologia, Uberlândia também foi considerada a cidade mais inteligentes do país, de acordo com um ranking divulgado pela consultoria Teleco, a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital. 

Segundo o prefeito da cidade, Odelmo Leão, 90% dos serviços municipais são conectados. “O município tem que ser ao menos facilitador. O 5G, por exemplo, pode chegar aqui hoje e começar a ser instalado. Não tem impedimento nenhum”, afirmou ele em notícia do jornal Valor Econômico.

Desde 2011, a legislação de Uberlândia já é adequada à expansão dos serviços de telecomunicações. Durante a gestão 2007-2012, Odelmo Leão (que também respondia, na época, pela prefeitura municipal) revogou a lei 7.904, de dezembro de 2001. A revogação (lei 10.783/2011), segundo ele, resultou da visão do Executivo de que a norma até então em vigor dificultava a ampliação do setor.

Município aguarda cronograma de instalação

A administração de Uberlândia aguarda, agora, a divulgação do cronograma de início dos trabalhos por parte das operadoras que arremataram os lotes que atenderão à cidade. Além das operadoras de telefonia móvel, como a Claro, que adquiriram lotes de abrangência nacional, a Algar Telecom também poderá implantar a tecnologia na cidade. 

Vale destacar que o 5G exige de cinco a dez antenas a mais do que o 4G, considerando a mesma área de cobertura. Por isso, a legislação de Uberlândia é considerada determinante para o avanço do 5G no país.



Matérias relacionadas

cidades mais inteligentes do Brasil Conectividade

Quais são as cidades mais inteligentes no Brasil

Entenda como o Ranking Connected Smart Cities avalia quais são as cidades mais inteligentes do Brasil e como elas estão evoluindo

5g em sp Conectividade

Regulação do 5G em SP avança para 242 cidades

Estado de São Paulo fecha 2023 com mais cidades legalizando a quinta geração de telefonia móvel

conectividade e inclusão digital Conectividade

Conectividade e inclusão digital estão no caminho das cidades inteligentes

Em 2023, 84% dos brasileiros tiveram acesso à internet, mas 29 milhões de pessoas ainda não têm conectividade

brasil satelites Conectividade

Brasil tem potencial para ser líder em satélite na América Latina

Mercado brasileiro pode ocupar um pedaço da indústria espacial global, que deve chegar a US$ 1 trilhão em 2030