iluminacao seguranca

Vigilância conectada aumenta a segurança pública

Em qualquer lugar do mundo as pessoas se sentem inseguras em locais mal iluminados. No Reino Unido, pesquisa mostrou que isso faz muita diferença para o público feminino



Por Redação em 06/01/2022

Uma pesquisa recente realizada no Brasil mostrou que 36% das mulheres entrevistadas disseram já ter enfrentado episódios de importunação ou assédio e outras 34% relataram já terem sido vítimas de assaltos ou furtos. E esse contexto não é exclusivamente nacional. No Reino Unido, por exemplo, 93% das mulheres relatam medo de aguardarem pelo transporte público à noite, especialmente em áreas mal iluminadas e com baixa circulação de pessoas.

Cidades inteligentes podem reduzir ações criminosas em 40%

Quando as cidades se tornam mais inteligentes, não somente a qualidade de vida aumenta, mas também a segurança. Segundo a pesquisa realizada no Reino Unido, muitas ocorrências violentas poderiam ser evitadas com sistemas inteligentes de iluminação e monitoramento remoto. 

Além de inibir ações criminosas, o monitoramento em tempo real permite que a polícia não dependa de investigações demoradas, uma vez que as ocorrências estão sendo transmitidas em tempo real. A tecnologia possibilita uma visão completa de tudo o que acontece em a área de atuação dos agentes, o que facilita ações de controle e garante maior segurança à população, especialmente para os grupos mais vulneráveis. 

O sistema tem sido usado para tudo, desde a leitura de placas dos veículos até a identificação de pegadas, para localizar pontos de vendas de drogas e rastrear criminosos. 

Além disso, o monitoramento permite identificar se um indivíduo está portando uma arma perigosa, como uma faca ou revólver, e contribui para a análise comportamental de perfis suspeitos.

O sistema pode ajudar a polícia a entender o comportamento dos infratores e prever futuras ações, reduzindo ainda mais as ações criminosas. As soluções para cidades inteligentes podem reduzir roubos, furtos de automóveis e assaltos em 40%, além de diminuírem fatalidades por homicídio, incêndios e acidentes rodoviários em 10%.

Mais eficiência nas smart cities

Para além deste aspecto, algumas soluções possibilitadas pelas smart cities para seus moradores são a maior eficiência no sistema de fornecimento de água, saneamento e eletricidade, por meio da automação e de medidores inteligentes, e melhor acesso aos serviços públicos e conectividade. 

As cidades inteligentes permitem soluções diversas, como semáforos integrados, que reduzem o trânsito, monitoramento remoto de bueiros, estratégia que não apenas diminui o risco de alagamentos, mas também colabora para melhorar a saúde pública, ao minimizar focos de insetos, roedores e parasitas, e diversas melhorias que contribuem para a qualidade de vida da população – incluindo aspectos ambientais, como menos emissões de gases de efeito estufa. 

A segurança, sem dúvida, é um dos aspectos mais importantes, mas não o único benefício possibilitado pelas cidades inteligentes. 



Matérias relacionadas

Tatiana Revoredo Conectividade

O papel da inteligencia artificial na cibersegurança

Como este casamento pode melhorar políticas de segurança cibernética, compliance e proteção de dados?

Firewalls de SMS Conectividade

Firewalls de SMS prometem reduzir custos e movimentar mercado bilionário até 2026

Tecnologia usada para ampliar segurança no ambiente das operadoras pode chegar a movimentar US$ 4,1 bilhões por ano em 2026, segundo pesquisa

streaming Conectividade

Streaming revoluciona a forma de consumo de conteúdos audiovisuais

Pesquisa aponta que 69% dos entrevistados deixaram de assistir à TV aberta e passaram a utilizar plataformas de streaming; 48% são fiéis à marca

5G sao paulo Conectividade

Projeto quer padronizar a instalação de antenas 5G em São Paulo

Objetivo do projeto de lei é agilizar a chegada da tecnologia 5G nos 645 municípios paulistas; cidades com legislações e processos administrativos atualizados são prioritárias