inovacao web summit Crédito: Piaras Ó Mídheach/Web Summit Rio via Sportsfile / Flickr

Web Summit deve desencadear onda de inovação no Rio

2 minutos de leitura

Primeiro dia do evento foi bastante disputado e contou com apresentações do prefeito do Rio, Eduardo Paes e do apresentador Luciano Huck



Por Redação em 01/05/2023

Começou neste feriado de primeiro de maio de 2023 o Web Summit Rio, maior evento de tecnologia e informação do mundo, pela primeira vez sendo realizado no Rio de Janeiro. Com a presença de milhares de pessoas, o evento foi fortemente disputado em seu primeiro dia, com grande número de participantes no talk de abertura, que aconteceu no Center Stage.

Com um eloquente discurso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comemorou a escolha da cidade pela organização do evento para sediar não só esta, mas seis edições do Web Summit, até 2028. Em seu discurso, ele ressaltou a capacidade de transformação que o evento provoca nas cidades onde é sediado. “Estamos felizes de o Rio ser a segunda casa do Web Summit. O evento vai transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação na América Latina. E coloca o Rio no rol de tecnologia do mundo”.

O prefeito ressaltou os principais pilares da atuação de sua administração para atrair o investimento em tecnologia. O primeiro é a atração das empresas, o segundo é a facilitação da abertura dos CNPJs e o terceiro, a qualificação de talentos. “As empresas podem vir porque vai ter mão de obra para elas. A inovação precisa ser inclusiva, por isso precisamos qualificar a força de trabalho”, disse.

Startups e empresas que resolvem os problemas da sociedade

E como a inovação é o foco do evento, um grupo de startups fez apresentações curtas sobre como a tecnologia está resolvendo problemas de negócios em todo o planeta. As empresas que se apresentaram foram inPlanet, Bud, Latu Seguros, Ng.Cash, Dinie, Multiplier, Oya care, Humanizing Autonomy e a Zippi. As propostas iam desde soluções para melhorar a saúde mental de trabalhadores até o uso de ferramentas para humanizar tecnologias como a Inteligência Artificial.

O primeiro dia do evento foi encerrado com uma entrevista concedida pelo CEO do Nubank, David Velez, à jornalista Cristiane Pelajo. Velez contou a história da fundação da instituição financeira e como ele vê o mercado de banking nos próximos dez anos. “Acredito que não haverá mais a necessidade de ter uma agência bancária em cada esquina. Menos marcas serão os gateways para as pessoas acessarem os serviços digitais. E um desses gateways será o de soluções de problemas financeiros”, pontuou.

Velez projetou ainda um rápido crescimento da Inteligência Artificial nos próximos anos, inclusive na área de bancos. E ao falar da entidade filantrópica em que está envolvido com a sua esposa, ressaltou a importância de as empresas de tecnologia devolverem para a sociedade parte do que ganharam. “A tecnologia resolve problemas mas cria outros, como desigualdade, é preciso estar atento a isso”, disse.

A abertura do evento teve ainda falas do apresentador de TV, Luciano Huck, da co-fundadora do Black Lives Matter, Ayo Tometi e da indígena Txai Suruí.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.