Web Summit
web summit rio metaverso

Para Meta, metaverso não substitui contato presencial

2 minutos de leitura

A frase é de Naomi Gleit, Head de Produto da Meta (ex-Facebook), que participará do Web Summit Rio 2023, primeira edição do evento na América Latina



Por Redação em 13/04/2023

Entre 2021 e 2022, um tema chamou a atenção dos mais diversos mercados, da TI corporativa aos novos games que exploravam a interação por meio de realidade virtual e realidade aumentada: o metaverso. Era o fim da pandemia e o novo universo virtual e interativo parecia trazer uma série de oportunidades. Mas, passada a euforia inicial, Naomi Gleit, head de Produto na Meta (ex-Facebook), confirmou que o metaverso nunca irá substituir a interação pessoal. 

A executiva, que vai trazer o tema para o Web Summit Rio 2023, considera que o metaverso é o futuro da Internet. “Hoje experimentamos a internet em duas dimensões. No futuro serão três dimensões, com a possibilidade de usar a internet em dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada”, afirmou ela.

Nenhuma empresa será dona do metaverso

Naomi Gleit – Reprodução: Flickr Web Summit

Naomi já abordou o tema no Web Summit 2022, que aconteceu em Lisboa (Portugal), quando afirmou que o metaverso faz parte da nova fase da internet, chamada de Web 3.0, e cujas principais características são a autonomia do usuário e a descentralização das informações. Em outras palavras, isso quer dizer que qualquer pessoa pode criar ambientes e produtos virtuais e ter controle sobre seus dados.

Metaverso na prática

Segundo ela, as possibilidades são inúmeras. Um exemplo de uso do metaverso é na educação, permitindo que alunos e professores possam interagir sem estarem no mesmo espaço, e ainda experimentem vivências fora da sala de aula por meio do ambiente virtual. Mas, para além disso, o metaverso pode ser uma opção para incrementar negócios de varejo, criar novos jogos que permitam imersão total, viabilizar reuniões e conferências virtuais, aprimorar o aprendizado e atendimento em medicina, entre outros. 

No Web Summit 2022, Naomi destacou, segundo matéria do Valor Econômico, que existe um conceito equivocado de que o metaverso está substituindo a interação humana, reforçando que esta não é a intenção da tecnologia. Na ocasião, ela ainda informou que a Meta não quer ser “dona” do metaverso. “Nenhuma empresa vai ser dona do metaverso, da mesma forma que nenhuma é dona da internet. Não há uma internet da Apple e outra da Microsoft. É importante que a internet seja aberta, interoperável, e isso vai acontecer com ou sem a Meta”, pontuou.

O Web Summit Rio 2023 acontece entre os dias 1º e 4 de maio de 2023, no Rio de Janeiro. De acordo com estimativas da prefeitura carioca, a primeira edição brasileira do evento deve atrair cerca de 20 mil pessoas e o Próximo Nível é parceiro de mídia e fará uma cobertura ampla do evento. Acompanhe.



Matérias relacionadas

seguranca de ia Inovação

Segurança de IA: empresas de tecnologia assumem novos compromissos

Anúncio foi feito durante a cúpula global sobre IA, que aconteceu em Seul

regulamentacao da ia Inovação

Regulamentação da IA pode acontecer no âmbito do Mercosul

Parlamentares e especialistas debatem sobre uso de legislação comum na região

agro febraban tech Inovação

Agro terá trilha exclusiva no Febraban Tech 2024

Evento que acontece em São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes do setor financeiro

ia identifica tumores Inovação

IA identifica tumores cerebrais com 95% de precisão

Estudo australiano revela a eficácia da inteligência artificial na identificação de tumores