5g robos

5G aumenta operação de robôs logísticos

2 minutos de leitura

Internet de alta velocidade é usada em equipamentos automatizados na WEG e na Vale



Por Redação em 08/11/2022

A velocidade da internet 5G é essencial para promover o uso de equipamentos automatizados. Na fabricante de motores elétricos WEG, a adoção de robôs de logística aumentou com o uso de uma rede de dados mais veloz, viabilizando a operação simultânea de várias máquinas.

Desde 2021, a WEG testa o uso de 5G no processo de fabricação de equipamentos para veículos. Em sua fábrica em Jaraguá do Sul (SC), a empresa conta com a parceria da Claro, Embratel e Ericsson para colocar o conceito da indústria 4.0 em prática, associando Mobile Edge Computing e 5G para uma série de aplicações avançadas, como controle de maquinário na manufatura pesada. 

O teste permitiu a implantação de robôs logísticos, que são responsáveis pelo transporte de peças, além de monitoramento de equipamentos em tempo real.

5G mais confiável para robôs

5g robos

Além da velocidade, a nova rede de dados se transformou em um ambiente digital mais confiável para a operação de robôs logísticos. Antes do 5G, a WEG usava o wi-fi convencional para operar os veículos.

Mas, a rede sem fio trazia limitações para a empresa, que conseguia operar somente dois robôs logísticos simultaneamente. Com a adoção do 5G, esse número aumentou para 20 a 30 robôs funcionando ao mesmo tempo.

A empresa quer expandir o uso do 5G em equipamentos automatizados. A WEG afirma que o próximo passo será instalar a internet móvel em colheitadeiras. O projeto acontecerá em uma usina sucroalcooleira localizada em São Joaquim da Barra (SP).

A WEG não é a única empresa que usa o 5G em sistemas de gerenciamento de robôs. Na Vale, por exemplo, a rede já é usada em sete robôs móveis, que atendem as áreas de inspeção e manutenção de equipamentos na mineradora. A empresa prevê ainda testar o 5G em outros equipamentos em 2023, incluindo dispositivos automatizados.

Segundo entrevista ao Valor de Laércio Aniceto da Silva, superintendente de negócios da Fundação Certi, o 5G oferece outras vantagens para equipamentos automatizados, como uma otimização rápida da planta de fábrica, fornecendo uma configuração completa de todo o sistema de produção.



Matérias relacionadas

cidades mais inteligentes do Brasil Conectividade

Quais são as cidades mais inteligentes no Brasil

Entenda como o Ranking Connected Smart Cities avalia quais são as cidades mais inteligentes do Brasil e como elas estão evoluindo

5g em sp Conectividade

Regulação do 5G em SP avança para 242 cidades

Estado de São Paulo fecha 2023 com mais cidades legalizando a quinta geração de telefonia móvel

conectividade e inclusão digital Conectividade

Conectividade e inclusão digital estão no caminho das cidades inteligentes

Em 2023, 84% dos brasileiros tiveram acesso à internet, mas 29 milhões de pessoas ainda não têm conectividade

brasil satelites Conectividade

Brasil tem potencial para ser líder em satélite na América Latina

Mercado brasileiro pode ocupar um pedaço da indústria espacial global, que deve chegar a US$ 1 trilhão em 2030