5g robos

5G aumenta operação de robôs logísticos

2 minutos de leitura

Internet de alta velocidade é usada em equipamentos automatizados na WEG e na Vale



Por Redação em 08/11/2022

A velocidade da internet 5G é essencial para promover o uso de equipamentos automatizados. Na fabricante de motores elétricos WEG, a adoção de robôs de logística aumentou com o uso de uma rede de dados mais veloz, viabilizando a operação simultânea de várias máquinas.

Desde 2021, a WEG testa o uso de 5G no processo de fabricação de equipamentos para veículos. Em sua fábrica em Jaraguá do Sul (SC), a empresa conta com a parceria da Claro, Embratel e Ericsson para colocar o conceito da indústria 4.0 em prática, associando Mobile Edge Computing e 5G para uma série de aplicações avançadas, como controle de maquinário na manufatura pesada. 

O teste permitiu a implantação de robôs logísticos, que são responsáveis pelo transporte de peças, além de monitoramento de equipamentos em tempo real.

5G mais confiável para robôs

5g robos

Além da velocidade, a nova rede de dados se transformou em um ambiente digital mais confiável para a operação de robôs logísticos. Antes do 5G, a WEG usava o wi-fi convencional para operar os veículos.

Mas, a rede sem fio trazia limitações para a empresa, que conseguia operar somente dois robôs logísticos simultaneamente. Com a adoção do 5G, esse número aumentou para 20 a 30 robôs funcionando ao mesmo tempo.

A empresa quer expandir o uso do 5G em equipamentos automatizados. A WEG afirma que o próximo passo será instalar a internet móvel em colheitadeiras. O projeto acontecerá em uma usina sucroalcooleira localizada em São Joaquim da Barra (SP).

A WEG não é a única empresa que usa o 5G em sistemas de gerenciamento de robôs. Na Vale, por exemplo, a rede já é usada em sete robôs móveis, que atendem as áreas de inspeção e manutenção de equipamentos na mineradora. A empresa prevê ainda testar o 5G em outros equipamentos em 2023, incluindo dispositivos automatizados.

Segundo entrevista ao Valor de Laércio Aniceto da Silva, superintendente de negócios da Fundação Certi, o 5G oferece outras vantagens para equipamentos automatizados, como uma otimização rápida da planta de fábrica, fornecendo uma configuração completa de todo o sistema de produção.



Matérias relacionadas

cobertura zona rural Conectividade

Empresa se baseia na Meta, do Facebook, para ampliar cobertura em zona rural

A Rural Wireless Brazil Telecom está em conversas iniciais com operadoras para a implantação da iniciativa em mais de 600 comunidades

industria de chips Conectividade

Governo oferece R$ 100 milhões para estimular indústria de chips no Brasil

Edital Mais Inovação Semicondutores foi lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

cidades mais inteligentes do Brasil Conectividade

Quais são as cidades mais inteligentes no Brasil

Entenda como o Ranking Connected Smart Cities avalia quais são as cidades mais inteligentes do Brasil e como elas estão evoluindo

5g em sp Conectividade

Regulação do 5G em SP avança para 242 cidades

Estado de São Paulo fecha 2023 com mais cidades legalizando a quinta geração de telefonia móvel