contact center

AWS lança contact center comercializado exclusivamente pela Embratel no Brasil

3 minutos de leitura

Amazon Connect pode reduzir custos para as empresas com contact center de 30% a 50%



Por Redação em 04/07/2023

O contact center, ou call center, ganhou novos recursos Omnichannel totalmente baseados em nuvem. Recentemente, a divisão de computação em nuvem da Amazon, Amazon Web Services (AWS) anunciou seu novo serviço de contact center em nuvem, o Amazon Connect, no Brasil. O serviço já é oferecido em 100 países e aqui será comercializado exclusivamente pela Embratel, com todas as funcionalidades.

O pacote completo do Amazon Connect conta com serviços de voz e conectividade já embarcados e configurados para serem ampliados de forma totalmente escalável.

A solução foi desenvolvida para proporcionar um atendimento ao cliente com melhor qualidade e usando mais automatização, o que, segundo a AWS, proporciona redução de custos com contacto center de 30% e 50%, podendo gerar economia de até 80% em alguns negócios e companhias.

O contact center em nuvem permite que uma empresa aumente ou reduza suas posições de atendimento em pouco tempo. E que pague um valor proporcional ao longo do mês, segundo explicou Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel.

“O conceito de omnicanalidade é chave para uma assistência de qualidade. Com as mudanças no comportamento dos consumidores, que passaram a transitar tanto nos espaços físicos quanto nos digitais, adotar estratégias de múltiplos canais de atendimento se tornou imperativo para as empresas. A Embratel, como habilitadora de soluções e infraestrutura digitais e de toda a transformação dos negócios das empresas, está atenta e acompanha a evolução da omnicanalidade, por meio de ofertas modernas para superar as expectativas das instituições e de seus clientes”, declarou Rachid. Para ele, o lançamento representa mais um avanço na parceria de longa data com a AWS.

Para Luciana Motta, gerente de produtos e soluções digitais da Embratel, estar onde o cliente procura é estar conectado com o propósito dele. “Criar essa interação, e entender o perfil do cliente, a jornada que ele segue, vai impulsionar a compreensão dos canais onde ele estará”. 

Contact center: um mercado global de US$ 5 bilhões

contact center

De acordo com o Valor, o mercado global de contact center como serviço (da sigla em inglês, CCaaS), deve faturar cerca de US$ 5,2 bilhões em 2023. Uma alta aproximada de 18,2% se comparado ao faturamento de 2022, segundo o Gartner. A previsão é que, até 2030, o faturamento seja de US$ 16,43 bilhões, mantendo a média de crescimento de 18% ao ano.

Brasil, Equador, Paraguai e Colômbia lideram os países da América Latina no uso e faturamento do setor de CCaaS. A região atingiu US$ 271,6 milhões em 2022, uma taxa de crescimento de 35,1% em relação a 2021. O dado foi apontado pela consultoria Frost & Sullivan, e o Brasil detém 4% do mercado global.

CCaaS e Inteligência artificial

O mercado especializado em softwares de CCaaS vem avançando no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. A ideia é estar preparado, em tempo real, para o passo seguinte de uma conversa com um cliente.

De acordo com Américo de Paula, líder da divisão de Arquitetura de Soluções da AWS na América Latina, o uso de IA em CCaaS, “permite priorizar uma fila de atendimento e definir o melhor perfil de profissional para atender determinado cliente”, por exemplo. Ele ressalta que o monitoramento “do histórico do atendimento ao cliente nos contact centers respeita a privacidade e dados anônimos”. Ou seja, a solução atende à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e, por padrão, dá suporte à Inteligência Artificial (IA).

O Amazon Connect, serviço de contact center desenvolvido pela AWS e comercializado exclusivamente pela Embratel, no Brasil, foi desenvolvido com inteligência artificial e machine learning, e conta com funcionalidades que melhoram a rotina das empresas. “Ele pode ser acessado de qualquer lugar do mundo e oferece experiências mais humanizadas através de linguagens naturais. Além disso, o Amazon Connect traz uma experiência para a equipe a ponto de unificar todas as informações dentro de uma única plataforma”, explicou Iuri Nascimento, partner solutions architect da AWS.

Segundo a Amazon, a solução permite que agentes trabalhem remotamente com qualidade, por isso organizações públicas e privadas utilizam diariamente a solução, entre elas: agências governamentais dos Estados Unidos, National Australia Bank, United Kingdom Post Office (Correios), Dow Jones, Subway, News Corp, GE Appliances, Adobe, Siemens e Vodafone.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.