ia e iot

IA e IoT: tecnologia transforma os ensaios não destrutivos

< 1 minuto de leitura

IA e IoT passaram a ressignificar os ensaios não destrutivos, aumentando a eficiência da inspeção visual e coleta de dados



Por Redação em 03/07/2023

Os ensaios não destrutivos (END) acompanharam os avanços tecnológicos dos últimos tempos. De acordo com o noticiado pela Folha Vitória, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) chegaram ao setor para romper barreiras. Hoje, IA e IoT ampliam as possibilidades de inspeções visuais e coleta de informações em diversos setores, como na indústria aeronáutica, naval, de petróleo e gás e automotiva, entre outras.

Para Fernanda Gebrael, diretora da Metal-Chek, as tecnologias de IA e IoT são o futuro dos ensaios não destrutivos. “Elas oferecem novas ferramentas para a detecção de defeitos, reduzindo a necessidade de intervenções manuais e melhorando a eficiência dos processos”, disse.

IA e IoT são o futuro dos ensaios não destrutivos

Apesar de ter potencial enorme de desenvolvimento, a revolução tecnológica nos ensaios não destrutivos ainda está em sua fase inicial. A tendência é que, à medida que IA e IoT avancem em desenvolvimento, o setor acompanhe e se beneficie disso.

Estima-se que haja melhora na eficiência e na confiabilidade dos processos. Dessa forma, a redução de custos dos processos permitirá que as tecnologias sejam cada vez mais acessíveis para empresas de diferentes portes. 

Em linhas gerais, a transformação digital está remodelando o futuro dos ensaios não destrutivos. 



Matérias relacionadas

Tipos de GenAI Inovação

Tipos de GenAI mostram avanço contínuo da tecnologia

Especialistas apontam desenvolvimento crescente na última década e indicam principais características dos modelos atuais

Inovação

Meu bem, meu mal: IA da proteção ou da invasão cibernética?

Especialistas mostram como a IA tem sido utilizada tanto por fraudadores quanto por empresas que fazem bom uso da tecnologia

Inovação

Caixa e Inter contam como personalizam suas experiências com clientes

Independente dos modelos de canais, tecnologia deve sempre se alinhar às demandas dos clientes e às competências dos funcionários

Inovação

Desafios de ROI são definidos na hora de escalar a IA

Indicadores quantitativos e revisão constante de soluções e casos de uso são pilares de resultados com IA, avaliam especialistas

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais