iot em trem nao-tripulado

MRS Logística aplica IoT para trem não-tripulado

< 1 minuto de leitura

Operadora logística usa IoT para ampliar segurança de trem não tripulado em zonas de autossalvamento



Por Redação em 24/01/2023

A MRS Logística adotou a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para garantir que suas Zonas de Autossalvamento (ZAS) pudessem ser operadas com trens não-tripulados em ambiente seguro. As ZAS não têm fluxo ou presença de pessoas, mas, mesmo assim, a operadora logística adotou medidas que reforçam a segurança dos locais. De acordo com o site IPNews, a solução foi desenvolvida pela Newon, com apoio da Siemens.

Divulgação – MRS

Os trens que operam nas ZAS transportam minérios, em um sistema no qual o maquinista desce da locomotiva no início do trecho de ZAS e permanece numa estação onde pode acompanhar, remotamente, o funcionamento autônomo do sistema. Caso necessário, existe ainda a possibilidade de intervenção à distância.

A plataforma é integrada a sistemas de monitoramento abertos via protocolos industriais, por meio de radiofrequência a 400 Mhz e rede celular 4G LTE, utilizando tecnologias de internet das coisas industriais (IoT). Segundo os fornecedores, isso garante total autonomia, sendo que o monitoramento da operação é feito por meio de um tablet industrial no local, integrado ao centro de controle do operador logístico.



Matérias relacionadas

grandes e pequenos Inovação

O encontro dos grandes com os pequenos

No Web Summit Rio 2024, startups e grandes empresas unem forças para potencializar a inovação

ia first nubank Inovação

IA first: Nubank parte para o próximo nível bancário

Assim como o mobile first, que direcionou a empresa nos seus primeiros passos, a IA first passou a ser um conceito para recriar a forma de produção de softwares e ofertas de serviços aos clientes

web summit startups Inovação

No Web Summit Rio 2024, falando a língua universal das startups

Muitas dessas empresas estão na vanguarda de pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios mundiais

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais