roaming 5g iot

Estudo revela que conexões de roaming 5G IoT crescerão mais de 800% em quatro anos

2 minutos de leitura

O crescimento previsto é impulsionado pela aceleração das implantações autônomas de 5G, em especial no mercado doméstico



Por Redação em 25/07/2023

Um novo estudo, apresentado pela Juniper Research, revelou que o número global de conexões de roaming 5G IoT crescerá mais de 800% em quatro anos. Segundo o levantamento, a marca de 15 milhões, conquistada em 2023, passará a atingir 142 milhões de conexões até 2027. O crescimento previsto é impulsionado pela aceleração das implantações autônomas de 5G, em especial no mercado doméstico. Esse impulso gera a proposta de valor para acordos específicos de roaming 5G.

As redes autônomas fornecem maior funcionalidade, uma vez que aproveitam os núcleos de rede para fornecer rápida velocidade e baixa latência para conexões de roaming 5G IoT, ou seja, agregam valor ao modelo.

Europa Ocidental é o mercado-chave para roaming 5G IoT

De acordo com o estudo da Juniper Research, cerca de 21% das conexões globais de 5G IoT em 2027 estarão na Europa Ocidental, apesar deste mercado representar apenas 5% da população global. 

A Europa Ocidental concentrou esforços das operadoras para o lançamento de redes autônomas 5G como forma de incentivar os usuários de IoT na implementação de modelos de negócios de roaming. Foi isso que impulsionou o crescimento da tecnologia na região.

Para Elisha Sudlow-Poole, autora do relatório, o caminho para as operadoras capitalizarem ainda mais o crescimento de roaming 5G IoT na Europa Ocidental é “firmar acordos de deslocamentos que aproveitem as redes 5G autônomas para melhorar o desempenho da rede para conexões e fornecer o mesmo nível de serviço quando em deslocamento, como fazem nas redes domésticas”, explicou.  

IA e roaming

roaming 5g iot

O relatório ainda apontou que as empresas operadoras devem usar IA para maximizar a receita de roaming, pois dessa forma podem avaliar informações como eficiência e quantidade de dados gerados por conexões de roaming 5G em tempo real.

A pesquisa enfatizou, ainda, que a análise integrada de roaming com as plataformas de maximização das operadoras deve permitir uma reconciliação mais rápida com os usuários da rede.



Matérias relacionadas

redes privativas nas corporacoes Conectividade

Avançam as aplicações de redes privativas nas corporações brasileiras 

Band, Gerdau, Petrobras e Rede Globo mostraram os avanços nas aplicações de uso de redes privativas durante o MPN Fórum 2024

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3