roaming 5g iot

Estudo revela que conexões de roaming 5G IoT crescerão mais de 800% em quatro anos

2 minutos de leitura

O crescimento previsto é impulsionado pela aceleração das implantações autônomas de 5G, em especial no mercado doméstico



Por Redação em 25/07/2023

Um novo estudo, apresentado pela Juniper Research, revelou que o número global de conexões de roaming 5G IoT crescerá mais de 800% em quatro anos. Segundo o levantamento, a marca de 15 milhões, conquistada em 2023, passará a atingir 142 milhões de conexões até 2027. O crescimento previsto é impulsionado pela aceleração das implantações autônomas de 5G, em especial no mercado doméstico. Esse impulso gera a proposta de valor para acordos específicos de roaming 5G.

As redes autônomas fornecem maior funcionalidade, uma vez que aproveitam os núcleos de rede para fornecer rápida velocidade e baixa latência para conexões de roaming 5G IoT, ou seja, agregam valor ao modelo.

Europa Ocidental é o mercado-chave para roaming 5G IoT

De acordo com o estudo da Juniper Research, cerca de 21% das conexões globais de 5G IoT em 2027 estarão na Europa Ocidental, apesar deste mercado representar apenas 5% da população global. 

A Europa Ocidental concentrou esforços das operadoras para o lançamento de redes autônomas 5G como forma de incentivar os usuários de IoT na implementação de modelos de negócios de roaming. Foi isso que impulsionou o crescimento da tecnologia na região.

Para Elisha Sudlow-Poole, autora do relatório, o caminho para as operadoras capitalizarem ainda mais o crescimento de roaming 5G IoT na Europa Ocidental é “firmar acordos de deslocamentos que aproveitem as redes 5G autônomas para melhorar o desempenho da rede para conexões e fornecer o mesmo nível de serviço quando em deslocamento, como fazem nas redes domésticas”, explicou.  

IA e roaming

roaming 5g iot

O relatório ainda apontou que as empresas operadoras devem usar IA para maximizar a receita de roaming, pois dessa forma podem avaliar informações como eficiência e quantidade de dados gerados por conexões de roaming 5G em tempo real.

A pesquisa enfatizou, ainda, que a análise integrada de roaming com as plataformas de maximização das operadoras deve permitir uma reconciliação mais rápida com os usuários da rede.



Matérias relacionadas

api Conectividade

Open Gateway: operadoras vão implementar a API de verificação de número telefônico

Durante o MobiXD, realizado em São Paulo em maio, as operadoras Claro, TIM e Vivo explicaram que a verificação começará pelos aplicativos móveis

conectividade rural Conectividade

Projeto de lei propõe política nacional de conectividade rural

PL 1069/2024 prevê o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust) na implementação das ações

conectividade aeroportuaria Conectividade

Agências federais se alinham para a conectividade aeroportuária

Especialistas da ANTT e Anatel se reúnem para definir pauta comum da conexão em portos e aeroportos

5g ia logistica Conectividade

5G e IA estão levando a logística ao próximo nível

Daniel Feche, da Embratel, explica como a nova conectividade suporta as aplicações de inteligência artificial para que a cadeia de suprimentos trabalhe com informações precisas e em tempo real