semaforos inteligentes sao paulo

São Paulo ganha sistema de semáforos inteligentes

3 minutos de leitura

Capital aposta em dispositivos para melhorar a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres e motoristas



Por Redação em 08/09/2023

Um sistema capaz de ajustar o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a demanda de veículos para garantir maior fluidez do trânsito é a aposta da Prefeitura de São Paulo para amenizar o congestionamento do tráfego. A expectativa, é que em três anos os semáforos inteligentes da capital paulista estejam em pleno funcionamento. Ao todo, serão 2,5 mil cruzamentos com a tecnologia na cidade.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) é a responsável pela modernização. As obras são comandadas pela Ilumina São Paulo, concessionária que venceu a licitação para o serviço e, segundo a qual, até o final deste ano haverá cerca de 270 cruzamentos já modernizados.

O investimento previsto para o projeto é de cerca de R$ 1,12 bilhão, e todos os semáforos inteligentes de São Paulo serão instalados na área de rodízio veicular. Os semáforos serão conectados por fibra ótica e usarão chips de telefonia com 5G, dando mais agilidade ao processo de comunicação do local com a central, ao melhor estilo da internet das coisas em projetos de cidades inteligentes.

Semáforos inteligentes em São Paulo, na prática

semaforos inteligentes de sao paulo
Foto: Reprodução/UOL

Tudo acontece de forma automática, com apoio de inteligência artificial, em um sistema central. O projeto de semáforos inteligentes em São Paulo promete aumentar a eficiência não só do trânsito, mas também de outros aspectos da cidade. 

Os furtos de cabos de força, por exemplo, devem ser reduzidos, assim como interferência no funcionamento dos equipamentos, ocasionada pelo mau tempo. Isto porque o sistema será interligado e toda intercorrência será apontada instantaneamente à central. 

Sobre o funcionamento dos semáforos inteligentes, há detectores de veículos integrados ao sistema que enviarão um sinal ao controlador de tráfego, em tempo real. O sistema, por meio de inteligência artificial, transforma as imagens em dados, permitindo ajuste do tempo de abertura e fechamento dos semáforos de modo autônomo, conforme demanda. Ou seja, os semáforos detectam o fluxo de veículos e funcionam conforme a aferição em tempo real. No período noturno e nas madrugadas, a tendência é que o trânsito se torne ainda mais fluido. 

Segundo a prefeitura paulistana, isso visa ampliar a segurança dos motoristas nesses períodos de pouco fluxo, mas sem abdicar da sincronia entre os semáforos da via. Os pedestres também são respeitados, oferecendo o tempo necessário para que o usuário faça a travessia das vias em segurança, de acordo com as normas e cálculos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 

Vantagens da utilização do sistema inteligente

semaforos inteligentes de sao paulo

São inúmeras as vantagens do sistema de semáforos inteligentes. Confira algumas delas: 

  • Redução de congestionamentos nas vias
  • Aumento da eficiência do transporte público
  • Agilidade nos reparos em casos de falhas nos equipamentos
  • Trânsito mais seguro, principalmente durante as noites e madrugadas, em que os veículos não precisarão ficar parados sem necessidade
  • Semáforos inteligentes que contam com sensores e câmeras
  • Central de monitoramento em tempo real
  • Ajuste automático do tempo de abertura e fechamento pelo equipamento de acordo com a condição do trânsito

Semáforos inteligentes e as smart cities 

Os semáforos inteligentes fazem parte dos sistemas de controle de tráfego e por isso, um dos quesitos das cidades inteligentes e smart city. 

Em outras palavras, o sistema de semáforos inteligentes adapta automaticamente as condições de tráfego em tempo real, considerando elementos como o fluxo de carros, pedestres e ciclistas. 

Nesse sentido, o sistema é capaz de monitorar o tráfego e ajustar, em tempo real, o tempo dos semáforos de acordo com as condições de tráfego, com atualização a todo momento. 

Dar mais segurança e fluidez ao trânsito é uma das premissas previstas pelas smart cities para melhorar a vida da população.

Outras cidades do estado de São Paulo como Hortolândia (2022), São Caetano do Sul (2019) e São José dos Campos (2021) também implantaram sistemas de semáforos inteligentes.



Matérias relacionadas

inclusao mulheres Inovação

Inclusão das mulheres na liderança também chega ao setor financeiro

Para Marisa Reghini, características femininas como colaboração e visão holística têm muito a contribuir para a evolução do setor como um todo

tendencias digitais Inovação

Sete tendências digitais para a década, segundo Sandy Carter

Executiva da Unstoppable Domains é especialista em web 3.0 e apontou caminhos na recente SXSW

bancos preparacao quantica Inovação

Bancos, indústrias e pesquisadores trabalham na preparação quântica

Tecnologia ainda depende de respostas da ciência básica, mas empresas já buscam antecipar as oportunidades e desafios com computação e comunicação baseadas nas propriedades de partículas elementares

privacidade drex Inovação

BC testa abordagens de privacidade nos pilotos do Drex

Tema é obrigatório para o Banco Central no desenvolvimento da nova moeda digital