superciclo tecnológico

Três tecnologias-chave pautam o superciclo que vai mudar o mundo

5 minutos de leitura

Avaliação é da futurista Amy Webb, na edição desse ano do relatório Tech Trends, do Future Today Institute



Por Redação em 25/03/2024

Para a futurista Amy Webb, CEO do Future Today Institute (FTI), a humanidade está entrando no que ela chama de superciclo tecnológico: uma onda de inovação poderosa e de grande difusão que promete remodelar a própria estrutura da nossa existência. As mudanças devem envolver a complexidade das cadeias de abastecimento globais a hábitos diários dos indivíduos. E mais: vamos vivenciar transformações tanto em organismos internacionais, e com poder na economia global, até os meios de interação social que usamos no dia a dia.

O superciclo tecnológico é, inclusive, o tema do Tech Trends Reports 2024, em sua 17ª edição pelo FTI, e está baseado não em uma, mas em três tecnologias, que podem se misturar, acrescentando ainda mais complexidade ao futuro que nos espera a curto prazo. São elas: inteligência artificial, biotecnologia e um ecossistema crescente de dispositivos vestíveis interconectados para pessoas, animais de estimação e objetos.

“Esses três segmentos macrotecnológicos redefinirão nosso relacionamento com tudo, desde nossos farmacêuticos até nossos animais, dos bancos aos nossos próprios corpos”, resume Webb na introdução do relatório, que tem mais de mil páginas.

No novo cenário, haverá vencedores, ou seja, aqueles que tomarão as rédeas da mudança no tempo certo, e os vencidos, que serão engolidos pela combinação de tecnologias englobadas nos três segmentos destacados por Webb e cuja lista vai de veículos autônomos e satélites de baixa órbita e realidade aumentada.

Para facilitar o entendimento de cerca de 700 tendências tecnológicas, o relatório do FTI está subdividido em 16 outros relatórios, que permitem um macro entendimento do superciclo tecnológico. Abaixo, segue o resumo de cada um deles:

Inteligência artificial

A IA é uma tecnologia transformadora e de uso geral, com o potencial para influenciar economias inteiras e alterar sociedades. Da IA multimodal aos agentes de autoaperfeiçoamento e vestíveis com assistentes de bordo, o ecossistema está mudando rapidamente. Embora os avanços da IA ​​prometam remodelar o nosso mundo, as tendências emergentes destacam riscos sem precedentes, sublinhando a necessidade de preparação, governança e alinhamento.

Leia também:
Futuro da IA é a promoção do bem-estar humano

Bioengenharia

Avanços recentes aceleraram a convergência de biologia, sistemas de informação e plataformas avançadas, e a atenção tem sido focada em IA generativa. Muito em breve, esse foco mudará para biologia generativa, onde os modelos de IA levarão à criação de novas moléculas, drogas, materiais e seres vivos. Embora a biotecnologia prometa remodelar o nosso mundo, também requer preparação e governação.

Web3 no superciclo tecnológico

Desenvolvimentos silenciosos e novas regulamentações fazem a Web3 crescer. Enquanto a indústria cambaleava com fracassos e falências no último ano, os desenvolvedores continuaram a gerar novos recursos, aproximando-se cada vez mais das aplicações práticas da vida real para Web3. Como as regulamentações estão no horizonte para serem implementado em 2024, este poderá ser um ano de inflexão, trazendo a Web3 do experimental e teórico, para casos de negócios desafiadores.

Energia e clima

À medida que os efeitos das alterações climáticas se tornam mais terríveis, os governos estão considerando um conjunto mais exótico de tecnologias para combater a situação. Geoengenharia solar, manipulação química dos oceanos e cidades com cúpulas são alguns dos conceitos que ganharam força significativa em 2023. Entretanto, foram obtidos ganhos significativos na viabilização de infraestruturas para energias renováveis, centrando-se nas redes inteligentes, armazenamento de energia e rastreamento de carbono.

Metaverso & novas realidades

A evolução indica um possível ponto de inflexão. O novo fone de ouvido da Apple aproveita IA para sobrepor a realidade digital, representando um pivotamento do metaverso de fantasia para aplicações da vida real que podem sinalizar maturidade. Enquanto isso, recursos complementares para aprimorar experiências estão sendo desenvolvidos. Embora os custos do dispositivo sejam uma barreira contínua, a integração de IA e XR cria sinergias fundamentais, potencialmente marcando o momento decisivo que a indústria estava esperando

Mobilidade, robôs e drones

Os consumidores estão se adaptando aos veículos elétricos e semiautônomos e aos que cobram cada vez mais dados. Ao mesmo tempo, a tecnologia das baterias está aumentando, permitindo que veículos, robôs e drones tenham um desempenho mais longo. A ascensão destas máquinas sugere um futuro onde elas complementar e substituir tarefas humanas, destacando uma mudança para um sistema mais eficiente e para um ambiente de trabalho cada vez mais monitorado.

Computação no novo superciclo tecnológico

A IA está mudando o que é possível em fatores de forma, desafiando a arquitetura de computação subjacente. Pesquisadores estão buscando arquiteturas energeticamente eficientes por meio da engenharia reversa das eficiências biológicas e complexas do cérebro humano. À medida que a IA facilita comunicação, a tecnologia poderá combinar mais perfeitamente experiências humanas com a computação centrada diretamente em pessoas e não em dispositivos.

Cuidados de saúde e medicina

A fusão dos mundos digital e biológico permite uma nova gama de tratamentos, sendo o mais emocionante aqueles que podem levar o próprio corpo a produzir medicamentos em resposta a estímulos externos. Por outro lado, os ciberbiomalwares criam novas ameaças existenciais à nossa saúde, dos quais nem temos consciência e dos quais precisamos nos proteger. Ambos os desenvolvimentos têm o potencial de derrubar completamente a indústria farmacêutica e de saúde.

Ambiente da construção

Numa indústria habituada a seguir práticas tradicionais, os últimos anos derrubaram normas de décadas na construção civil. Tais mudanças podem fornecer soluções críticas para novas questões e significa um ponto de inflexão que redefine padrões da indústria e a eficiência operacional. Este é momento para ressaltar a necessidade de adaptação estratégica, anunciando uma fase de reinvenção em resposta à evolução de demandas e avanços tecnológicos.

Seguros e serviços financeiros

A modernização é lenta, mas os consumidores estão prontos para correr. O setor de serviços financeiros, dominado pelo legado de gigantes, está enfrentando uma conjuntura crítica onde abraçar tecnologia como open banking, identidade digital e blockchain não é apenas vantajoso, mas imperativo. Esta indústria deve passar de reativa para proativa, ressaltando a importância da antecipação e preparação para navegar no futuro do sistema financeiro da indústria de seguros.

Notícias e informações

O ecossistema de notícias também atinge um ponto de inflexão, sendo que as tecnologias emergentes como a IA generativa devem moldar o futuro da criação, distribuição e monetização de conteúdo. Novas aplicações de IA estão remodelando a mídia e forjando novos comportamentos de consumo na busca e descoberta de informações. No próximo ano, o frenesi inicial de hackers e produtos do ChatGPT baseados em grandes modelos de linguagem desaparecerão, mas o ecossistema de informação nunca mais será o mesmo.

Esportes no superciclo tecnológico

A tecnologia está melhorando as capacidades dos gerentes, treinadores, atletas e torcedores. Equipes e ligas são vendo progresso no escotismo, treinamento, desempenho análise e reabilitação, graças às ferramentas como a visão computacional e a IA. A oferta de estádios mais inteligentes, com experiências únicas e imersivas, devem impulsionar o envolvimento e os fluxos de receitas, com melhorias adicionais em qualidade do jogo e experiências do espectador.

Espaço

A exploração espacial está entrando em uma nova era que, além da dinâmica do passado, vai envolver uma constelação mais ampla de nações menores e empresas privadas, todas habilitadas pela diminuição do custo de acesso ao espaço. Com investimentos de lançamento reduzidos, a gravidade zero poderá desbloquear descobertas científicas anteriormente impossíveis.

Hospitalidade e restaurantes

A eficiência impulsionada pela tecnologia não pode substituir a personalização. Com isso, pagamentos sem contato, pré-experiências imersivas e tecnologias de reconhecimento que permitem a entrada em hotéis e restaurantes devem reduzir custos, mas os trabalhadores humanos continuarão a existir. Esse cenário pode conduzir a uma tensão contínua entre eficiência e personalização.

Cadeia de fornecimento e logística

Fatos como instabilidade regional, interrupções de materiais, relocalização da produção e tensões laborais criam dificuldades para empresas e fabricantes que tentam trazer seus bens aos consumidores. À medida que as empresas se esforçam para atender a essas demandas, elas serão obrigadas a repensar suas estratégias, tecnologias e fluxos de trabalho, marcando um momento crucial no segmento.

Entretenimento

O impacto da IA ​​no entretenimento ao vivo está apenas começando. É o caso do filme concerto de Taylor Swift, que demonstrou que experiências ao vivo ressoam profundamente. Associada a isso, podem estar aa sensação ao toque, transmissão holográfica em tempo real e outras considerações que fazem com que os consumidores procurem um novo mundo de experiências. Esse universo requer maneiras completamente novas de interagir com o conteúdo e oportunidades para novos modelos de negócios.



Matérias relacionadas

ai academy Inovação

Web Summit Rio terá academia de IA

Palestras com especialistas vão discutir os vários usos da inteligência artificial

ageu dantas Inovação

Claro apresenta sua plataforma de Open Gateway em Barcelona

Empresa demonstrou uso comercial do SIM SWAP e Number Verification com vários parceiros durante o evento deste ano

big data analytics Inovação

Big Data Analytics opera como apoio estratégico à empresas

Tecnologia é capaz de fornecer, com a análise de dados, insights valiosos para o sucesso de um negócio

awsome women community summit Inovação

AWSome Women Community Summit: saiba tudo sobre o evento que reuniu lideranças femininas

A primeira edição no Brasil aconteceu em Belo Horizonte (MG) e reuniu mulheres de diversas regiões, focando no empoderamento feminino