conectividade

3 casos que mostram como a conectividade transforma a operação

2 minutos de leitura

Maior produtividade e segurança: com o uso de tecnologias como IoT, inteligência artificial e aprendizado de máquina, isso é possível – desde que aliadas ao 5G



Por Redação em 30/08/2022

Durante a pandemia, a transformação digital se acelerou e tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), se desenvolveram mais rapidamente. E todas dependem de conectividade.

O 5G, com suas características de largura de banda e baixa latência, é determinante para esse avanço e a perspectiva é de que as empresas se tornem mais produtivas e seguras ao adotá-lo. A seguir, apresentamos três casos de uso do 5G que ilustram essas possibilidades. Eles aconteceram nos setores de geração de energia eólica, robótica e construção civil, e foram analisados pela TechInformed. Acompanhe:

1. Parques eólicos

conectividade

A energia eólica é gerada a partir da movimentação das turbinas eólicas, impulsionadas pelo vento. Porém, quando o ar passa por uma delas, se torna turbulento, o que faz com que a velocidade das demais turbinas, se estiverem próximas, se torne reduzida. 

Assim, a solução em um parque eólico é manter uma distância entre as torres, o que limita a quantidade de turbinas e, consequentemente, o aproveitamento do espaço para geração de energia. Mas o 5G pode equacionar essa questão e tornar os parques mais produtivos.

É o que mostra o serviço de computação em nuvem Vayu AI. Ele está testando uma solução, em Montana (EUA), na qual drones autônomos com conectividade 5G são usados para captar dados em tempo real sobre a posição das turbinas eólicas e a rotação das turbinas próximas a um sistema de controle. Com isso e o apoio do aprendizado de máquina, o sistema pode alterar o ângulo de cada turbina para que funcionem de forma harmoniosa. De acordo com a Vayu AI, o processo pode aumentar a capacidade dos parques eólicos entre 30% e 68%.

2. Robôs inteligentes

conectividade

Usados em fábricas para movimentar objetos, os robôs têm rotas programadas e fixas, o que traz pouca flexibilidade à operação. Além disso, para evitar acidentes, eles precisam ficar em locais isolados de trabalhadores humanos, o que ocupa maior espaço nas fábricas.

A inteligência artificial pode reduzir esse problema à medida em que os robôs de transferência industrial 5G do provedor de IoT Thundercomm incorporam câmeras integradas. Elas capturam imagens estáticas ou em movimento, que ajudam no reconhecimento de objetos específicos. Em seguida, o aprendizado de máquina ocorre na nuvem ou em uma instalação de computação de borda, que usa os resultados para melhorar o software de reconhecimento de imagem executado nos módulos integrados do robô.

A Thundercomm estima que o 5G pode melhorar a produtividade nas fábricas em mais de 10%.

3. Segurança na construção civil

Canteiros de obras são locais de trabalho temporários que, por isso, tendem a não ter infraestrutura de TIC para realmente se beneficiar das tecnologias digitais. Mas a conectividade pode mudar esse cenário e ampliar a produtividade na construção civil, tornando, ainda, os canteiros mais seguros. 

Um exemplo está na implantação de uma rede 5G independente em um canteiro de obras em Singapura, de propriedade da empreiteira de construção e engenharia Gammon. No local, o 5G habilita a conexão de robôs, que podem escanear o ambiente em 3D, além de integrar câmeras de CFTV (que fornecem imagens para software de reconhecimento de imagem), drones e fones de ouvido para serviços de realidade aumentada. 

Segundo a empreiteira, a solução trouxe melhoria de 30% a 40% na produtividade e, além disso, as imagens contribuem para que os riscos sejam detectados e sanados. 



Matérias relacionadas

api Conectividade

Open Gateway: operadoras vão implementar a API de verificação de número telefônico

Durante o MobiXD, realizado em São Paulo em maio, as operadoras Claro, TIM e Vivo explicaram que a verificação começará pelos aplicativos móveis

conectividade rural Conectividade

Projeto de lei propõe política nacional de conectividade rural

PL 1069/2024 prevê o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust) na implementação das ações

conectividade aeroportuaria Conectividade

Agências federais se alinham para a conectividade aeroportuária

Especialistas da ANTT e Anatel se reúnem para definir pauta comum da conexão em portos e aeroportos

5g ia logistica Conectividade

5G e IA estão levando a logística ao próximo nível

Daniel Feche, da Embratel, explica como a nova conectividade suporta as aplicações de inteligência artificial para que a cadeia de suprimentos trabalhe com informações precisas e em tempo real