Mulheres na Tecnologia

awsome women community summit Foto: Phillipe Guimarães / PhillsBr

AWSome Women Community Summit: saiba tudo sobre o evento que reuniu lideranças femininas

4 minutos de leitura

A primeira edição no Brasil aconteceu em Belo Horizonte (MG) e reuniu mulheres de diversas regiões, focando no empoderamento feminino



Por Redação em 28/03/2024

O Brasil recebeu, em março, a primeira edição do AWSome Women Community Summit, um evento global, organizado por mulheres da comunidade ativa (AWS User Groups, AWS Community Builders e AWS Heroes) da Amazon Web Services (AWS). Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi a cidade escolhida para sediar o evento, que teve como objetivo maior celebrar e capacitar mulheres envolvidas no mercado de tecnologia.

O AWSome Women Community Summit reuniu mais de 390 participantes, 21 palestrantes, 15 voluntárias, sete empresas que patrocinaram, seis que apoiaram, sete comunidades trabalhando juntas e mais de 10 horas de evento, com três trilhas.

Para Paloma Lataliza, engenheira de cloud da Embratel, e uma das organizadoras do evento, os números são expressivos. “Eles demonstram o engajamento que tanto queríamos quando criamos o evento. Geralmente, nesse tipo de evento promovido por comunidades, são enviados entre 30 e 40 projetos de um público misto. Nós recebemos mais de 100 palestras, todas enviadas por mulheres, então é realmente um número muito relevante”, explicou.

Segundo Paloma, o principal objetivo do evento foi oferecer capacitação para as mulheres que atuam na área tecnológica. “Na minha avaliação, nós ainda somos um grupo pequeno, por isso é mais do que necessário que a gente se apoie. O AWSome Women Community Summit oportunizou às mulheres um “up” no desenvolvimento técnico, com temas pontuais sobre tecnologia e, mais do que isso, mostrou às profissionais que somos um grande grupo, que se apoia mutuamente. E isso faz toda a diferença na nossa área”, completou.

AWSome Women Community Summit: um modelo para as mulheres

Foto: Phillipe Guimarães / PhillsBr

Diuliana França, Diretora de Serviços Cloud da Embratel, foi uma das palestrantes do evento. Com expertise consolidada no mercado de tecnologia, Diuliana contou um pouco sobre sua experiência e revelou: “saímos desse evento inspiradas, com uma energia contagiante e diferentes do que quando chegamos. São muitos insights, é muita informação bacana, muita experiência compartilhada. Um evento com propósitos verdadeiros, que abre possibilidades de se transformar e apoiar na transformação da vida profissional de outras mulheres”, comentou.

Para ela, é comum, ao entrarmos em uma determinada área, independente do momento da carreira, termos necessidade de apoio. “O AWSome Women Community Summit cumpriu com o papel de fortalecimento do grupo de mulheres na tecnologia. A gente precisa de modelos e de referências, então eu acho que esse evento traz muito isso. Vimos, no palco, a apresentação de muitas mulheres que são verdadeiras referências no mercado de tecnologia, e isso é inspirador, não só para quem já está consolidado no mercado, trabalhando há 20 ou 30 anos com tecnologia, mas, principalmente, para quem está começando agora”, apontou.

Diuliana ainda falou sobre a experiência de palestrar em um ambiente seguro e ao mesmo tempo livre, como o proporcionado pelo AWSome Women Community Summit. “Ali, todas falávamos de igual para igual, em um ambiente livre de preconceitos, sem julgamentos e que afastou qualquer tipo de preocupação sobre como o público receberia as experiências e informações compartilhadas. Foi muito gratificante participar desse evento que, sem dúvida, marcou a história das mulheres na tecnologia, sendo o primeiro da comunidade a ocorrer no Brasil”, acrescentou.

Trilhas

O AWSome Women Community Summit contou com três trilhas que ocorreram de forma simultânea: carreira, técnica iniciante e conhecimento avançado.

Trilha Carreiras

Na trilha Carreiras, as palestrantes falaram desde o processo inicial no mercado de tecnologia até suas experiências e trajetórias pessoais. As dicas que as profissionais revelaram ao público presente, principalmente relacionadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, foram um dos pontos altos. Para Priscila Araújo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Embratel, que também participou da organização do evento, nem sempre uma pessoa, ao entrar no mercado de trabalho, sabe o que encontrará pela frente. “Um dos momentos mais legais do AWSome Women Community Summit foi proporcionar essa troca real de experiências entre o público e as palestrantes. Foi um dia inteiramente dedicado ao desenvolvimento de mulheres e meninas na tecnologia e isso, para nós, tem muito valor”, apontou.

Trilha técnica iniciante

Várias profissionais falaram sobre conceitos, os primeiros passos, como ingressar naquela tecnologia, como trabalhar com os workloads, como se especializar e conquistar o “tão sonhado” espaço no mercado de tecnologia.

Trilha de conhecimento avançado

A trilha de conhecimento avançado levou ao público assuntos extremamente técnicos, como kubernets, serverless e o uso prático dessas tecnologias, por exemplo, a utilização de serverless em um momento promocional, como a black friday.

“Em todas as trilhas de conhecimento tivemos um alto índice de participação. Nem sempre durante as palestras, mas, também, no intervalo entre elas. Todas as palestras foram incríveis. E esse foi mais um momento super especial que o AWSome Women Community Summit proporcionou ao público. Além de toda a troca de experiências, um network riquissimo”, completou Priscila.

Voluntariado

A organização do evento contou com o reforço de um time de voluntários. “Apesar de ser um evento exclusivo para mulheres, sete meninos nos ajudaram na organização do evento, e isso foi muito bacana. O evento foi inteiramente pensado para elas, mas voluntariamente eles participaram e incentivaram este momento. E isso deixa a gente assim emocionada, com o coração quentinho”, contou Paloma.

Para participar do evento, as mulheres tiveram que fazer inscrição e pagar um valor que será doado, integralmente, ao Núcleo Veleiro da Esperança (Nave), uma instituição que acolhe mulheres em situação de violência (agressão física, psicológica e social) dentro de Belo Horizonte e regiões próximas.

Além disso, todas as participantes receberam um curso de aperfeiçoamento, presente da LINUXtips, uma das patrocinadoras do evento.

Próxima Edição do AWSome Women Community Summit

De acordo com a organização, a próxima edição do evento deve acontecer em março de 2025 e, apesar de ainda não confirmada, as cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro estão entre as mais cotadas como sede.

O AWSome Women Community Summit é um evento que reúne meninas e mulheres de todas as idades e níveis de conhecimento em tecnologia para discutir o setor e trocar experiências sobre a carreira, os desafios e o empoderamento feminino.

O evento contou com um código próprio de conduta e todas as participantes tiveram que concordar com os termos. O objetivo do código de conduta é assegurar que o AWSome Women Community Summit Brasil seja um espaço seguro, inclusivo e empoderador para mulheres (ou para quem se identifica como uma) de todas as origens. “Nosso foco é promover um ambiente de respeito mútuo, colaboração e crescimento profissional”.



Matérias relacionadas

web summit startups Inovação

No Web Summit Rio 2024, falando a língua universal das startups

Muitas dessas empresas estão na vanguarda de pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios mundiais

infraestrutura de nuvem com ia Inovação

No próximo nível, como será a implementação da infraestrutura de nuvem com IA?

Durante o Web Summit Rio 2024, no estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, especialistas estão recebendo convidados para discussões pontuais

startups embratel Inovação

Aquisições estratégicas impulsionam a inovação, mostra Embratel

Ao buscar a aquisição de uma startup, a Claro e a Embratel preservam as culturas corporativas, ao mesmo tempo em que procuram empresas que se adequem ao seu modelo estratégico de negócio

hiperpersonalizacao cliente Inovação

Hiperpersonalização: o cliente no centro das estratégias

Operação brasileira do Burger King usa inteligência artificial e machine learning para personalizar cada vez mais as ofertas aos clientes, que assumiram, de fato, o core da estratégia da companhia