conectividade na producao rural

Conectividade na produção rural: otimização e sustentabilidade

2 minutos de leitura

Benefícios para o campo são ampliados por soluções de TIC que vão muito além da conectividade



Por Redação em 10/04/2023

Para celebrar o dia nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e o dia mundial da Agricultura, a Associação ConectarAGRO promoveu um debate sobre os impactos da conectividade na produção rural

Muito além do termo, quando a conectividade está pensada para as áreas rurais, e todo o aparato tecnológico está programado para atuar em prol setor, é inimaginável tratar o assunto sem uma reflexão sobre a otimização da produção.

A tecnologia pode ser uma grande aliada das áreas rurais, inclusive para a incorporação de práticas mais sustentáveis. O que, por si, ajuda no combate aos causadores das mudanças climáticas.

Agricultura digital e a otimização da produção no campo

conectividade na producao rural

De acordo com a ConectarAGRO, a agricultura digital proporciona diversos benefícios para o mercado agrícola no Brasil. Entre eles, a otimização de insumos e o direcionamento para ações mais precisas. As perdas, ainda muito comuns neste setor, são consideravelmente reduzidas pela inteligência artificial, por exemplo. 

A conectividade em áreas rurais permite, inclusive, a gestão a partir de dados seguros e precisos, o que corrobora com a prática da administração direcionada para a otimização de recursos. 

Esses dados apontam a real situação da fazenda e sugerem a maneira mais produtiva de aproveitar a área, evitando desperdícios (inclusive de tempo). Por exemplo: a tecnologia pode sugerir a melhor solução para o plantio em determinada época do ano, otimizando os trabalhos e os investimentos no campo.

Campo Conectado já comprovou vantagens

O uso de tecnologia no agronegócio para ampliar produtividade e, ao mesmo tempo, a sustentabilidade, não é novidade. Recentemente, a solução Campo Conectado, da Embratel, mostrou como se viabiliza a geração, o cruzamento e o tratamento de dados por meio da análise online (analytics), inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) para a tomada de decisões em tempo real. 

Em suma, como explicou o diretor de Vendas da Embratel, Adriano Pires, a proposta do Campo Conectado é levar conectividade para áreas rurais com mais qualidade, seja em fibra óptica ou seja em rede móvel de 3ª, 4ª e 5ª geração. “Um mundo conectado é a base para a era da informação”, disse ele. 

Em sua avaliação, com o Campo Conectado e o gerenciamento em tempo real, a perspectiva é de redução no uso de sementes, utilização mais racional de fertilizantes e defensivos agrícolas, diminuição do uso de combustíveis fósseis, redução de perdas agrícolas e aumento da rastreabilidade na cadeia alimentar. 

Estudos sobre conectividade na produção rural

Recentemente, a ConectarAGRO realizou um estudo nos estados do Mato Grosso e Paraná apontando que, em relação à conectividade na produção, é possível atingir uma redução de até 5% ao ano no uso de combustíveis. Isso, consequentemente, resulta em menor emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) e em um ganho de cerca de 2% em produtividade.



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede