5g em sp

Regulação do 5G em SP avança para 242 cidades

2 minutos de leitura

Estado de São Paulo fecha 2023 com mais cidades legalizando a quinta geração de telefonia móvel



Por Redação em 07/02/2024

O Estado de São Paulo vivenciou um aumento de 300% nas cidades que já regulamentaram a implantação do 5G. A atualização da legislação é importante, pois são os municípios que regulam a instalação de antenas, que é uma das premissas para a ativação do serviço. Dados do site Minha Operadora, com base na InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), indicam que havia 61 cidades com legislação atualizada sobre o tema em 2022. No fim de 2023, esse número chegou a 242.

A nota do site reforça que a atualização das leis das antenas é fundamental para que as operadoras de telecomunicações saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G, viabilizando a conexão.

Outro diferencial do 5G que reforça a importância da regulamentação é a característica de implantação da infraestrutura, uma vez que são necessárias antenas de menor tamanho, porém ativadas com menor distância umas das outras. Isso significa que vários espaços urbanos deverão ser foco da instalação delas, inclusive as fachadas de prédios e os semáforos, por exemplo.

A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne empresas do setor de telecomunicações, reconhece o bom desempenho de São Paulo. Esse avanço é atribuído ao programa TecnoCidades, lançado pelo Governo do Estado em 2023, com foco em acelerar a chegada do 5G e incentivar a adoção de soluções inovadoras pelos municípios.

Parte do avanço em São Paulo também se deve à mobilização da SDE e da InvestSP, que têm orientado as prefeituras e câmaras municipais paulistas no processo de atualização das leis. Outro dado importante: 148 cidades do Estado já teriam algum tipo de instalação 5G ou em processo de ativação e licenciamento.

Outra iniciativa que se destaca é a troca de antenas parabólicas de TV – das convencionais para digitais –, iniciativa que evita a interferência desse tipo de transmissão nos sinais do 5G.



Matérias relacionadas

digitalização de serviços Conectividade

Digitalização de serviços em SP tem aporte do BID e chega a US$ 205,2 milhões

Projeto SP Mais Digital tem a meta de aprimorar acesso a serviços públicos digitais

megaedu Conectividade

MegaEdu apoia governo na conectividade de escolas públicas

Acordo de cooperação da Megaedu e Governo Federal foi assinado em agosto e já rende frutos

Escolas Conectadas Conectividade

O que é e como funciona o programa Escolas Conectadas, do Governo Federal

Garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país, é um dos propósitos do Governo Federal

The Next Gen Conectividade

Evento incentiva mulheres na área de TI e empreendedorismo feminino

A segunda edição do The Next Gen premia e fomenta a inserção das mulheres na tecnologia