varejo 4.0

Setor de TIC alavanca varejo 4.0

2 minutos de leitura

Aceleradas pela pandemia, as estratégias para o Varejo 4.0 ganham força com soluções de TI e Telecom



Por Redação em 26/12/2022

A pandemia acelerou as vendas em canais digitais e, de certa forma, o conceito de Varejo 4.0. Parte dessa reinvenção é feita com base em recursos trazidos pela indústria de TI e Telecom (TIC). O processo envolve desde ERPs mais direcionados à nova era até soluções de logística que usam as vantagens do Big Data e da Inteligência Artificial (IA) para atender às novas demandas do varejo. E tudo começa no cliente, que agora usa todos os canais de venda disponíveis (omnichannel), desde a pesquisa no site do varejista até a ida à loja física, se for o caso.

A nova face do mercado varejista vai além do omnichannel e avança para um entendimento do perfil geracional. Primeiro: o interesse em tecnologia é multigeracional e envolve desde Millenials e Geração Z até pessoas mais maduras e nascidas após a Segunda Guerra Mundial. Todos estão engajados ativamente com a economia digital e suas plataformas de mídia social preferidas.

Varejo 4.0 dos apps ao multichannel

varejo 4.0

O varejo 4.0 surfa nessa onda ao oferecer ferramentas como apps, dispositivos inteligentes (Internet das Coisas) e plataformas web para facilitar a jornada de compra de seus clientes, mas também para entender como pode usar a mesma jornada para ampliar as ofertas e criar campanhas de marketing direcionadas, oferecendo a cada cliente aquilo que ele está procurando.

“A indústria passou de multichannel para omnichannel e agora está dando um passo à frente na integração total entre ponto de vendas e pontos de contato com os clientes. O objetivo é a criação de uma experiência de compra personalizada e perfeita, reconhecível pelos consumidores”, explica o blog da NF Informática.

Para os especialistas da empresa, a transição para o varejo 4.0 requer que os líderes considerem onde investir recursos escassos, sendo que as decisões devem gerar resultados financeiros tangíveis no curto, médio e longo prazo.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

dificuldades implementar IA Estratégia

Empresas relatam dificuldades para implementar IA

Levantamento aponta que executivos têm clareza da importância da inteligência artificial, mas enfrentam problemas para implementá-la

lei do bem Estratégia

Telecom participa pouco da Lei do Bem

Segundo consultoria, apenas 0,8% dos projetos são do setor, que não se beneficia do incentivo

migrar para a nuvem Estratégia

Migração para a nuvem impulsiona inovação

Migrar para a nuvem é estratégico para inovação, escalabilidade e redução de custos, mas exige planejamento e gestão contínua

Cássio Menezes, diretor de segurança e infraestrutura de TI da Amil Estratégia

Diretor da Amil aposta na resiliência cibernética no setor da saúde

Cássio Menezes avalia que a capacidade de reagir de forma rápida a incidentes é importante para garantir a segurança de dados sensíveis